quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Noviciado Salesiano

O noviciado é uma etapa do processo formativo proprio dos Institutos de Vida Consagrada. É um tempo intenso de discernimento e de vivencia da carismatica vida religiosa que se deseja viver, de acordo com a espiritualidade do Fundador. Assim, para nós Salesianos de Dom Bosco, sao 12 meses de verdadeira experiencia da VIDA SALESIANA.

O tempo de noviciado varia de acordo com as normas congregacionais; o mínimo exigido sao 12 meses; há quem faça em dois anos, sendo muito tempo aplicado em experiencias pastorais de acordo com o carisma institucional. Na verdade o noviciado começa quando o noviço se abre totalmente ao seu mestre (que é o religioso padre ou irmáo que irá acompanhar o discernimento do noviço). Assim, o noviciado é resultado de intensa interaçao mestre/noviço; portanto é necesaria abertura e acolhimento de ambas as partes.

Esse discernimento é sempre feito diante do Senhor que chama, e ao qual queremos SEGUIR mais de perto, de acordo com a leitura institucional (ex: salesiano, jesuita, redentorista). Sem vida intensa de ORAÇAO, náo se faz noviciado o mesmo podemos dizer sobrre a LECTIO DIVINA...

Os estudos sáo especificos: o fundador, seu carisma, suas Constituiçoes, suas tradiçoes, sua historia e tudo bem solidificado numa profunda Teologia da Vida Religiosa; dai a importancia de conhecer a Historia do monaquismo, das ordens religiosas, das congregaçoes, dos institutos seculares, das sociedades de vida apostolica, dos novos movimentos e ou associaçoes de fieis; é uma riqueza imensa que o Espirito Santo suscita na Igreja.

Para nós SDB o noviciado é o momento de exercicio na Vida Comunitaria, na pratica dos Conselhos Evangelicos de Obediencia, Pobreza e Castidade e na demonstraçao do Amor aos Jovens, nossos destinatarios.

Bem Vindos ao Noviciado.

Pe. Gilberto Pierobom, sdb
Mestre de Noviços

Nenhum comentário:

Postar um comentário