terça-feira, 12 de outubro de 2010

NOSSA SENHORA APARECIDA


Na História da Salvação identificamos a participação de mulheres fortes, singelas e corajosas, entre elas Maria. Os textos bíblicos referentes à participação de Maria na História da Salvação são poucos, contudo, a narrativa das Bodas de Caná (Jo 2); o Anúncio da Encarnação de Jesus, a visita à Izabel e o Cântico dos Filhos de Deus (Magnificat), no evangelho segundo Lucas, além de outras citações referentes aos momentos importantes da vida do Salvador, como a Paixão, colocam em evidência a grandeza de uma mulher de fibra, que é Maria.

Todos os relatos apresentados sobre Maria nos evangelhos são coroados nos Atos dos Apóstolos. Depois da Ascensão os discípulos contaram com a companhia de “algumas mulheres, dentre elas Maria, a mãe de Jesus” (At 2,14). Esse pequeno detalhe relatado por Lucas no seu segundo livro nos proporciona a segurança de poder contar com Maria na caminhada de fé.

Quando no Brasil veneramos Maria sob o título de Nossa Senhora Aparecida, na verdade estamos nos apropriando do sentido da Sagrada Escritura, que valoriza todos e todas na obra da salvação. Como discípulos missionários, na companhia da Mãe de Jesus, almejamos o Reino de Deus.

A realidade envolvente de Aparecida revela a graça de Deus que tocou o chão brasileiro, que movimentou as águas do Rio Paraíba. Deus tocou o coração de pescadores, de gente simples, de gente capaz de compreender, sentir e testemunhar sua presença vivificante e restauradora.

Maria é testemunha do Ressuscitado, é animadora da vida cristã, cantora do amor de Deus.

Que a singeleza da pequena imagem de Aparecida desperte nos nossos corações o desejo de sermos mais simples e humildes, à serviço dos mais pobres.

Eraclides
Pré-Noviço Salesiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário