quarta-feira, 13 de outubro de 2010

RETIRO E CONVIVENCIA EM SÃO CARLOS


De 9 a 11 de outubro, acompanhados do pe. dirertor do pré-noviciado, Pe. Dilson, e do assistente William de Lima, os futuros noviços salesianos, realizaram o retiro e convivência no Noviciado, em São Carlos. Um experiencia muito edificante e de muita alegria. Segue abaixo alguns testemunhos.

Conhecemos um ilustre salesiano: Pe. Gilberto Pierobom, que junto com a sua comunidade (noviços: Alcy, Luís Paulo e Hevandrus; os assistentes Santana e João Gabriel, o Pe. Alcides, e o irmão José) nos deram a honra de apresentar a vida salesiana no noviciado com muita sinceridade e simplicidade.

+++++++++++

“Viver, e não ter a vergonha de ser feliz...” Com este trecho de música coloco a síntese da minha convivência em São Carlos.
Como comunidade tivemos a chance de experimentar um pouco de Deus na nossa escolha de vida e com os nossos destinatários, os jovens. Foram dias belos, vivi com o coração e escolhi ser feliz!

Luís Matheus LG, Pré- Noviço Salesiano.
+++++++++++


Os dias vividos em São Carlos foram dias especiais, a convivência com aquela comunidade mostrou o quanto vale a pena passar aquele ano ali e viver uma vida de entrega a Deus e aos jovens que tanto pedem nossa ajuda. Agradeço de coração a acolhida de todos e estão sempre em minhas orações.

Gabriel C. Pozzi, Pré- Noviço Salesiano.
+++++++++++

"Os dias que passamos na comunidade do noviciado para mim foram de intensa provocação, mediante o modo como desejo responder ao chamado de Deus. Pude sentir que as coisas de Deus são simples e ao mesmo tempo bastante exigentes. Penso que, lidar consigo mesmo é uma tarefa árdua, sobretudo porque o principal motivo desse processo de auto-conhecimento será em função de muitas outras pessoas, principalmente os jovens. Posso testemunhar: Foi muito Bom!"

Eraclides
, Pré- Noviço Salesiano.
+++++++++++

A convivência em São Carlos foi de grande importância, pois tive na prática um pedaço do que irei viver no ano de 2011. Sinto o quanto me ajudou a arrancar alguns “mitos”, sobre a nova etapa de formação.
Ver e viver os quatro dias em São Carlos foi uma graça de divina, um mergulho na espiritualidade de Dom Bosco.

Emerson, Pré- Noviço Salesiano.
+++++++++++

Esses dias que pudemos passar em convivência no noviciado, sobretudo com o mestre e com os noviços foi de suma importância para a nossa visão do que é o noviciado. Lá pudemos antecipar a convivência fraterna e a experiência mais radical de vida comum, de vida posta em comum aos irmãos e àqueles que Deus nos enviar. Tal convivência foi repleta de um clima de alegria e de descoberta de nossa parte, e de acolhimento e atenção por parte dos que moram na casa. Foi realmente muito bom.

César, Pré- Noviço Salesiano.
+++++++++++

O historiador de D. Bosco, Alberto Caviglia, disse na conferência sobre o espírito Salesiano que: “O Salesiano sem Bondade não é salesiano”. Quanta bondade foi possível ver nesse encontro em São Carlos e porque não dizer que bondade foi o início de muitas alegrias que nos foram passadas e com toda essa motivação é possível cativar pessoas para continuar a obra de D. Bosco. Muito obrigado por tudo a aqueles salesianos que lá moram e trabalham.

Bruno, Pré- Noviço Salesiano.
+++++++++++

Nestes dias que passamos de convivência e retiro no Noviciado, pude conhecer melhor ainda o espírito salesiano e a alegria de trabalhar com a juventude e a vivência em comunidade. No entanto gostaria de citar pontos em destaques como: a acolhida do Padre Mestre e suas palestras, o bate papo com os noviços as pastorais realizadas para assim ter o contato com os jovens e também o retiro realizado, assim pude concretizar melhor ainda a minha vocação.
Agradeço a todos que fizeram parte deste Retiro muito especial!!!!
Abraço Fraterno,

Rodrigo Rossato, Pré- Noviço Salesiano.
+++++++++++

Esses dias de convivência em São Carlos foram mais uma oportunidade de tocar o carisma salesiano de perto, através da vivência na casa que é como se fosse o ventre materno de todo salesiano. Nos trabalhos realizados, nos momentos de pastoral, e naqueles recreativos pude perceber a alegria que o salesiano é chamado a construir. Santidade e alegria... Essas duas palavras resumem tudo.

Gerson, Pré- Noviço Salesiano
+++++++++++

Esse final de semana vivenciado no noviciado foi muito bom. Pude viver um pouco daquilo que será um ano de uma intensa experiência com Deus, com a espiritualidade e o carisma salesiano. Os momentos de partilhas, brincadeiras, do oratório, de retiro trouxeram mais entusiasmo, alegria em poder atender a esse chamado de Deus como Dom Bosco fez. E é no noviciado que será construído todo esse alicerce à vida salesiana.

William, Pré- Noviço Salesiano.
+++++++++++

Dias de grande alegria! Conhecemos e fomos conhecidos! A cidade, as pessoas, o noviciado, os noviços, os assistentes, o mestre de noviços... Conhecê-los foram de grande importância para compreender o próximo passo no caminho da vida religiosa salesiana. O clima de alegria e a fraternidade do pré-noviciado com o noviciado é na certa um grande presente para Jesus Cristo! Juntos com Dom Bosco!

Ronaldo, Pré- Noviço Salesiano.
+++++++++++

A experiência em São Carlos foi muito boa!Pude perceber que ali e um verdadeiro centro de formação de um salesiano.Quero agradecer pela acolhida!!!

Valeu a todos!!!!!!!

Renan, Pré- Noviço Salesiano.
+++++++++++

Inesquecível! Foi bom passar uns dias fora para refletir um pouco sobre tudo, momentos de alegria, de sentir verdadeiramente o carisma salesiano, fazendo despertar ainda mais em nós um entusiasmo para o noviciado. O valor das coisas não esta no tempo que elas duram mais na intensidade com que acontecem.
E vamos que vamos!

Thiago, Pré- Noviço Salesiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário