segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Aos/as Jovens das comunidades, Bispos, Presbíteros, Religiosos, Religiosas, Pastorais da Juventude, Movimentos que trabalham com Jovens, Centros e Institutos de Juventude e a todo o povo de Deus que atuam no serviço litúrgico com os/as jovens.

Há 10 anos a Casa da Juventude Pe. Burnier – CAJU realiza a Escola de liturgia para jovens. O objetivo da escola é animar a juventude a cultivar uma mística celebrativa e inculturada na vida das comunidades, formando jovens para o serviço litúrgico na Igreja que, no “estilo litúrgico, como o de Jesus, deve ser simples e austero. Nas celebrações, devemos tornar-nos, segundo os Padres do Concílio, mestres da arte da “nobre simplicidade” (SC,nº 34)”.

Na festa de Pentecostes, com a participação de jovens, adultos e anciãos, na partilhas das diferentes sabedorias, contando com participantes de algumas das escolas de liturgia para jovens realizadas nos últimos dez anos, dos Centros ligados à Rede Brasileira: IPJ Leste II e Anchietanum, a Escola de liturgia de Birigui e Rede Celebra a CAJU realizou o Seminário “A Liturgia na Vida da Juventude”.

É um Dom de Deus estar junto aos/as jovens, criando e produzindo uma liturgia juvenil. Por isso, com Dom Washington, afirmamos que “A liturgia não é a soma das emoções de um grupo nem, muito menos, o receptáculo de sentimentos pessoais”. Essa experiência vivenciada, nesses anos, de maneira lúdica e com criatividade, confirma que a juventude tem uma grande acolhida ao mistério Pascal celebrado pela Igreja com seus ritos e símbolos sempre na dimensão comunitária.

Voltando às origens pelas Celebrações e Memória, passando pelo movimento litúrgico pré-conciliar, do Vaticano II, da implementação da reforma litúrgica e da participação da juventude neste processo, das experiências de formação litúrgica para jovens vivenciadas em vários lugares do Brasil, pela reflexão do artigo “A liturgia deve aprender dos jovens”, de José Aldazábal, o seminário destacou alguns pontos que são importantes para pensar A Liturgia na Vida da Juventude:

1. Contribuir para um jeito de ser igreja com rosto jovem, alicerçada na Celebração da Eucaristia, na Leitura Orante da Bíblia e que impulsione à vivência comunitária, na experiência do cuidado com a vida humana e do Planeta.
2. Cuidar da dimensão celebrativa dos encontros semanais dos grupos de jovens; reuniões, assembléias, encontros e valorizando o Oficio Divino da Juventude, como caminho de amadurecimento na espiritualidade.
3. Celebrar a Liturgia como espaço de comunhão, onde crianças, jovens, adultos e idosos rezam, partilham e dançam juntos. Superar as práticas ‘individualistas’ que levam em conta ‘públicos’.
4. Garantir à Juventude a memória da Palavra, da Tradição e do Magistério, na sua maneira profética, anunciadora, e fiel ao seguimento de Jesus Cristo.
5. Assumir de maneira mais atualizada a Celebração Litúrgica, levando a maneiras de viver concretamente no cotidiano, o compromisso com a Vida da Juventude, com sinal dos valores do Reino.
6. Adequar melhor os espaços litúrgicos para as celebrações, para que estes contribuam na participação ativa e viva, e especialmente com os/as Jovens.
7. Valorizar a realidade do jovem como lugar e morada de Deus, valorizando a vida da Juventude celebrando suas lutas, suas dores, modos de solidariedade e que impulsionem para construção de Um outro mundo possível.
8. Aprofundar a capacidade de oração e contemplação dos jovens, na dimensão pessoal e comunitária.
9. Possibilitar à juventude com uma metodologia adequada, formação de qualidade sobre liturgia, respeitando a diversidade juvenil e levando em conta as compreensões das maneiras de celebrar, conteúdos programáticos, linguagem apropriada, sensibilidade ritual, criatividade e deixar que a juventude tenha propriedade do Rito.

Considerando o caminho percorrido, e os pontos destacados, os participantes concluíram que o Seminário foi um primeiro momento de iluminar-nos, dos aspectos que a formação litúrgica com a Juventude, coloca-nos como exigência e necessidade de aprofundar, porque como bem diz Rubem Alves, “Liturgia combina com arte, beleza e mistério. Uma parte nós fazemos e a outra nos é dada”.

Na dimensão dos Dons, das brisas, e da chama de vida que impulsiona nossa missão, nossa paixão, e nossa esperança, que nos conduz na direção do mistério da Juventude, no mistério da Vida de Jesus, despedimo-nos, convocando a todos/as para que restituamos esse Dom do mandato do Senhor, de que “fazei isso em memória de mim”, e restituamos as causas da Boa Nova na Celebração do Grande Memorial do Mistério da nossa fé “anunciamos Senhor a vossa morte e proclamamos a Vossa Ressurreição, Vinde Senhor Jesus”.

Com estima e carinho,

Participantes do Seminário: A liturgia na vida da juventude

Goiânia, 11 de Junho de 2010.

Encerramento do Ano Sacerdotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário