Quem somos ?


 
Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso, porque acreditamos que a nossa total dedicação aos jovens é o nosso melhor presente à humanidade.

Fundados por São João Bosco, um santo educador italiano do século XIX, estamos presentes em 131 países.

Este site oficial da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora, do estado de São Paulo quer ajudá-los a conhecer o que estamos fazendo, como agimos e por que acreditamos que aquilo que fazemos merece nossa vida e nossa morte.
Caminhando com os jovens… Tomem parte nesta aventura!

MISSÃO

Educação e Evangelização

Educação e evangelização estão no centro de nossa missão. O serviço ou projeto educativo pastoral que realizamos objetiva a promoção integral da pessoa.

Os primeiros e principais destinatários da nossa missão são os jovens, especialmente os mais pobres, os jovens trabalhadores e aqueles que se encaminham para o trabalho, e as vocações apostólicas; em vista destes destinatários privilegiados trabalhamos também nos ambientes populares, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social, e entre os povos ainda não evangelizados.

As atividades e obras através das quais nós salesianos preferimos desenvolver a missão dependem das necessidades e das situações das pessoas que servimos. Realizamos atividades e obras nas quais é possível promover a educação humana e cristã dos jovens como:

1. O Oratório e o Centro Juvenil

Um ambiente de ampla acolhida, aberto a uma grande diversidade de jovens, sobretudo os mais afastados, com diversidade de propostas educativas e de evangelização, caracterizado pelo protagonismo juvenil e por uma forte relação pessoal entre educadores e jovens, capaz de tornar-se uma presença missionária no mundo do jovem e na sociedade civil.

2. A Escola e a Formação Profissional

Centros de educação sistemática, inspirada nos valores evangélicos, segundo o espírito e a pedagogia salesiana, que promovem uma educação popular atenta aos jovens mais necessitados, à sua formação profissional e ao acompanhamento em sua inserção no mundo do trabalho.

3. O internato e o pensionato

Um serviço de acolhida para jovens que não têm família ou cuja família está temporariamente longe, no qual se favorecem as relações pessoais, o protagonismo e a responsabilidade dos jovens na vida quotidiana, a vida de grupo com diferentes ofertas educativas e de formação cristã.

4. A presença no mundo da Universidade

Através de instituições de educação superior, de inspiração cristã, com caráter católico e estilo salesiano: pensionatos ou residências para universitários e outros serviços de animação pastoral universitária.

5. A Paróquia

Caracterizada pela atenção especial aos jovens, sobretudo aos mais pobres, pelo ambiente popular onde se encontra, pela presença de uma comunidade religiosa como núcleo animador, pela proposta de evangelização e de educação à fé estreitamente integrada à promoção humana das pessoas e de todo o grupo humano.

6. Obras e serviços sociais para os jovens em situação de risco

Um ambiente familiar de acolhida e de educação, animado por uma comunidade, com o critério de preventividade segundo o estilo educativo de Dom Bosco, inspirado no Evangelho e com a intencionalidade evangelizadora, aberto à transformação das realidades de exclusão social e à construção de uma cultura da solidariedade, em colaboração com outras instituições sociais.

7. A comunicação social

Mediante a educação para a compreensão, o uso e utilização dos meios de comunicação, do desenvolvimento das potencialidades comunicativas das pessoas através das novas linguagens da música, do teatro, da arte, da formação para o senso crítico, estético e moral, da promoção da informação e de centros editoriais no âmbito da imprensa, do rádio, da televisão, de Internet, etc..., a serviço do projeto educativo e pastoral salesiano.

8. Outras novas formas de presença salesiana entre os jovens

* A Articulação da Juventude Salesiana: a comunhão e a articulação de todos os grupos e associações juvenis que se reconhecem na espiritualidade e na pedagogia salesiana, assumem a sua escolha educativa e de evangelização e se empenham a partilhar e coordenar-se entre si.
* O Voluntariado Salesiano: um voluntariado que se empenha na educação e na promoção humana dos jovens, sobretudo os mais pobres, e dos ambientes populares, no estilo do Sistema Preventivo de Dom Bosco e dos valores da Espiritualidade Juvenil Salesiana, em vista da transformação da sociedade e da remoção das causas da injustiça, e que favorece a experiência comunitária e o desenvolvimento vocacional do voluntário.
* Serviços de orientação vocacional: encontros e centros de orientação vocacional, comunidade de acolhida e de proposta vocacional, etc...
* Serviços especializados de formação cristã: centros especializados de orientação pedagógica dos jovens, casas de retiro e de espiritualidade, centros de formação pastoral e catequética, etc..

Video Institucional
ISSP (Inspetoria Salesiana de São Paulo)

FONTE: www.salesianos.org.br