quarta-feira, 4 de agosto de 2010

AMANHÃ PODE NÃO DAR TEMPO

Escrevi este texto uma semana após o falecimento de meu pai.

Em 2005 a situação do meu pai foi piorando, ele teve um novo derrame. A partir deste momento ele ficou acamado, não podia sair da cama. Em casa nós revezávamos para cuidar do meu pai. Ele precisa de ajuda para tudo, comida, banheiro...

Meu pai estava morrendo! O que fazer?

“AMANHÃ PODE NÃO DAR TEMPO”

Escutei muitas vezes essa frase, e como Santo Expedito tento fazer tudo hoje (hodie), não deixar nada para amanhã (cras).

Temos muitos sonhos, muitos planos, e temos que ir atrás dos nossos sonhos e planos, falar para o Senhor nossos desejos e esperanças e Deus realiza conforme a sua vontade.

"Há muitos planos no coração do homem, mas é a vontade do Senhor que se realiza." Pv 9,21

Perdi uma pessoa muito especial, meu pai. Nessas horas meditamos muito. Por que? Como pode? Vale a pena? Eu fiz tudo que podia?

Essas perguntas fiquem na nossa consciência, e só com Deus ao nosso lado podemos respondê-las e acalmar nosso coração.

“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente”. Filosofo Kierkegaard.

Temos saudade, mas saudade não é tristeza. Saudade no dicionário quer dizer recordação, sentir falta.

Com Deus no coração aprendemos que arrependimento é bom e temos como reverter (reescrever) a história assim como Pedro. Mas não podemos ter remórcio. Com remórcio não nos perdoamos e ficamos “maquinando pensamentos” na nossa consciência e só pensamos em acabar com esse sentimento dor de formas erradas assim como Judas.

Sim Deus tem seus planos, cuida de nós com muito carinho e nos ensina que cada um, cada coisa tem seu tempo, que precisamos viver a cada momento com muita intensidade.

A comunidade, as pessoas são muito importante nesse momento. O amparo, o carinho, as palavras. São expressões que não há como agradecer.

O amor é tão grande por nossos pais que pode até parecer loucura, mas eu pedi a Deus que levasse meu pai para o céu, desse jeito, sem sofrimentos. Eu tenho que agradecer a Deus por Ele ter escutado a minha oração.

Meu Pai estava sofrendo muito e nesses últimos dois anos ele não saia da cama. Sei que muitas vezes os papéis mudaram, ele era o meu filho e eu o seu pai. Sinto muito a falta de cuidar dele. É difícil ainda me ajustar com o relógio, pois quando estou em casa ainda tenho “gestos mecânicos”, algumas vezes as palavras param na minha garganta, com uma vontade enorme de falar com ele. Mas com o tempo sei que vai passar.

Deu tempo!!! Deu tempo de tudo!!! Reescrevi a história com o meu pai!!!

Encerro o capitulo do meu pai com vida na terra, mas nunca encerrarei o capitulo do meu filho que estará sempre vivo e guardado no meu coração.

Ronaldo Pereira
Pré-Noviço Salesiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário