quinta-feira, 15 de abril de 2010

O que é Laboratório Litúrgico?

Para responder essa pergunta primeiramente gostaria de lembrar que há uma distância considerável entre celebrar bem e aprender a celebrar bem.
A vivência do Laboratório Litúrgico nasceu da metodologia que parte do rito para a teologia teórica e não o contrário. Ou seja, aprender a celebrar bem, celebrando.
Por quê? Porque quando a pessoa não tem oportunidade de celebrar, viver realmente uma celebração ou um determinado rito, não adiantam explicações teóricas sobre a teologia do rito.
O Laboratório Litúrgico é uma forma de ajudar as pessoas a viverem intensamente uma celebração, ou mesmo pequenos recortes da mesma. Esse método tem sido muito usado na preparação de celebrações e no ensino de liturgia, inclusive nos institutos teológicos universitários.
Para uma melhor compreensão do tema, sugiro o livro: “Laboratório Litúrgico – Pela inteireza do ser na vivência ritual”, do Padre Luiz Eduardo Baronto, editado pela Paulinas Editora. Também recomendo as publicações do site: www.redecelebra.com.br da Rede Celebra, um serviço de animação litúrgica para as comunidades do Brasil.

Eraclides Reis Pimenta
Pré Noviço Salesiano



Nenhum comentário:

Postar um comentário