quinta-feira, 12 de maio de 2011

Testemunho Vocacional Maurício


Meu coração é para ti Senhor.

Minha história vocacional começa com uma bela história de amor, digna daqueles amores de cinema.

Em plena primavera de 1996, eu um simples estudante colegial sofria de amor profundo por uma garota que mal conhecia e que iria um dia mudar minha história de vida. O nome da garota era Vanessa, para mim era a mais bela das garotas do colégio, talentosa, meiga, inteligente, ou seja, um ser especial e com inúmeras qualidades; aos poucos eu fui sendo conduzido pelo seu olhar e a cada dia que se passava eu ficava cada vez mais apaixonado pela Vanessa.

Tudo tem seu preço, pois para poder estar junto da Vanessa, eu tive que fazer um acordo, ou seja, um proposito de mudança de vida.

Sua mãe dona Marili teve a brilhante ideia e propôs para mim, o seguinte acordo: “- Maurício se você deseja realmente namorar a Vanessa, tem que viver as seguintes normas; amá-la, respeitá-la, além disso, tem que frequentar e participar todos os domingos da santa missa com minha filha”.

Nesta época eu estava prestando concurso público para bombeiro, meu desejo era ajudar ao próximo. Isto acabará apreendendo com meu pai, ao qual desde cedo me ensinou a ajudar e ser solidário com as pessoas, principalmente os mais necessitados.

Na primeira vez que eu fui à missa com Vanessa, Jesus começou a falar comigo através dos hinos litúrgicos e logo em sequencia através da bela homilia recitada pelo padre João. Tal homilia entrou em meus ouvidos como um canto de pássaros.

Era um jovem padre, com um alto grau cultural e de conhecimentos. Mas muito humilde em suas palavras, era animado, dinâmico, trabalhador, zeloso com as coisas de Deus, acreditava na transformação da humanidade, era perseverante e tinha pensamentos sempre positivos, além de ser muito amoroso e educado com as pessoas, não se importava se era com um morador de rua ou um subprefeito de uma regional. Padre João sempre tratava as pessoas com cordialidade e respeito.

Na homilia o jovem padre falava sobre o zelo e o amor que tinha pela santa eucaristia, que esse amor tem que nos transformar, para sermos pessoas de Deus e anunciadores de sua palavra, temos que viver radicalmente o evangelho através de nossas condutas e testemunho de vida. Temos que fazer as pessoas conhecerem este Deus amoroso, principalmente para aqueles mais jovens e para aqueles que nunca se sentiram amados na vida. Isto foi muito forte para mim, me comoveu tanto que depois que terminou a celebração, eu não me contive, ou seja, eu fui até a sacristia agradecer pelas palavras proferidas por aquele padre, ao qual tinha tocado meu coração com a profundidade da palavra de Deus.

Desde então o padre João se tornou meu melhor amigo, meu conselheiro e confessor. Sentir-se tocado e resolvi entrar na catequese de adultos e depois de um ano, tinha a graça de Deus de receber a sagrada eucaristia e o sacramento da crisma. Comecei a trabalhar na pastoral da juventude e meu amor por Jesus Cristo era tanto, que resolvi dar minha vida para a construção do Reino de Deus.

Entrei no seminário no verão de 1999, as pessoas mais próximas de mim, não compreendiam a situação e queriam saber o porquê estava fazendo aquilo, meus próprios pais e irmãos não aceitavam e ficaram muito tristes e decepcionados comigo na época.

Atualmente... Meus pais, irmãos e amigos estão muito felizes no rumo que tomei na vida, estou fazendo experiência vocacional com os Salesianos em Lorena-SP, tenho 36 anos, sou licenciado em filosofia e bacharelado em teologia e um curso de extensão na área da educação “Violência em escolas públicas” proferido pela USP. Hoje sou estudante de administração na Unisal e faço parte do pré-noviciado na comunidade São Joaquim, além de estar fazendo pastoral no oratório Padre Rodolfo Komorek.

Posso dizer que amo tudo aquilo que faço e agradeço muito a Deus pelas oportunidades que Ele tem me dado ao longo da vida.

“Espero que gostem da minha história vocacional e que esta história possa servir de estimulo para que muito outros jovens descubram o amor que Cristo tem a lhe oferecer”.

Contem sempre com minhas orações, respeito e amizade...

Fraternalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário