sábado, 28 de maio de 2011

Depoimento Vocacional do Lucas ...


Vivemos um momento muito propício para partilhar histórias de vida, ainda mais se tratando de vocação. Nesta semana em que celebramos Nossa Senhora Auxiliadora, a grande Mãe e Mestra de Dom Bosco e da Igreja, não há como falar de vocação sem citar sua presença em nossa vida.

Venho de uma família marcada por uma religiosidade e fé muito grande em Nossa Senhora. A presença dos salesianos sempre foi muito marcante e significativa em minha família. Cresci brincando e sendo coroinha no Oratório Pio X em Lorena, minha cidade natal. Desde pequeno admirava o trabalho dos padres e seminaristas que por ali passavam, sempre muito animados e contagiantes. Assim despertou meu desejo de também ser um daqueles que tanto faziam a diferença na vida das pessoas. Minha família sempre soube desse meu desejo e sempre me apoiou. Fiz encontros vocacionais por alguns anos e, ao concluir o ensino fundamental, entrei para o Aspirantado em Piracicaba/SP, no ano de 2004. Por dois anos vivi momentos muito significantes, que mais tarde foram muito importantes para uma nova decisão. Em 2006 fui transferido para a cidade de Cruzeiro/SP, no INSA – Oratório, onde conclui o Ensino Médio. Foi um ano muito importante para meu discernimento. No fim desse ano, decidi juntamente com meus formadores que iria voltar para casa de meus pais para continuar meu discernimento vocacional. Voltando para Lorena, comecei a estudar Psicologia na UNISAL. Logo também comecei a trabalhar no PROVIM (Obra Social dos Salesianos), atuando na Pastoral Juvenil com as crianças e jovens. Esse trabalho sempre me recordava o desejo de ser um daqueles que faziam a diferença. Tive a oportunidade de também trabalhar no Centro UNISAL, onde pude experimentar um trabalho um pouco diferente daquele que era acostumado. Com o passar do tempo, não podia mais conter o desejo de retornar para a vida em comunidade. O choque foi grande em minha família, porém não deixaram de estar ao meu lado mais uma vez. Foi então que, no início deste ano, retomei minha caminhada vocacional no Pré-Noviciado.

Não posso deixar de dizer que por muitas vezes tentei não escutar o chamado de Deus. De uma forma ou de outra tentava escapar ou fugir. Mas não deu... Para minha alegria Ele venceu! Hoje estou muito feliz com tudo o que Ele tem me proporcionado. Não há como expressar a felicidade e a realização. Ao deixar família, amigos e projetos pessoais, ganhamos muito mais do que merecemos e possamos imaginar!

Não tenha medo de responder ao seu chamado! Você verá como é gratificante o doar-se!

Aproveito para pedir uma prece por mim e por meus irmãos, para que a cada dia mais estejamos atentos e dispostos a doar nossa vida, assim como Maria!

Viva Dom Bosco!

Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário