(ANS – Sliema) – Da 64ª edição do Festival de Cannes, que se abrirá no próximo dia 11 de maio, na seção dos curtas-metragens, participará também “Stembah!”, obra-prima dos jovens do centro de produção “BOSCOcrew”, de Malta.
Depois de ter sido colocado entre os três melhores programas sócio-religiosos transmitidos pela televisão maltesa, o curta “Stembah!” (“Acorda!”), suscitou o interesse também dos organizadores do Festival de Cannes, que o inseriram na lista dos filmes em concurso da seção.
Filmado em Senglea, junto ao “Mount Carmel Hospital” e em algumas residências particulares, o curta foi realizado pelo centro de produção salesiano “BOSCOcrew” (BOSCOequipe), com a colaboração dos Salesianos de Turim, que proporcionaram alguma instrumentação profissional. “Stembah!” representa a obra prima do diretor James Spiteri, jovem de 21 anos, e o primeiro curta-metragem também para a mesma ‘BOSCOcrew’, instituição salesiana que possibilita aos jovens malteses acima dos 15 anos crescerem e aprofundarem as suas próprias habilidades cinematográficas.
“Stembah!”, pensado para ser projetado nas escolas e estimular o debate sobre a aflitiva problemática juvenil, apresenta algumas situações de solidão infantil que surgem quando, nas famílias, há pessoas com distúrbios mentais. “Baseia-se em histórias verdadeiras de nosso conhecimento; e o tema principal é que se não enfrentarmos os problemas do nosso passado, esses não deixarão de voltar e tornar a molestar-nos – disse o P. Eric Cachia, responsável pela ‘BOSCOcrew’, ao “Times of Malta” –. Mas há também a ideia da família, porque naturalmente uma pessoa que vive uma fratura em família será influenciado em seus problemas emotivos e psicológicos” – acrescentou o salesiano.
A inserção entre os curtas do Festival de Cannes aumenta notavelmente as possibilidades de o curta ser selecionado para ulteriores festivais internacionais e ao tempo mesmo está expondo o talento e as ideias dos jovens da ‘BOSCOcrew’ a novas potenciais parcerias e distribuidores. Seja qual for a sua sorte no Festival, o P. Cachia já considera o filme vencedor: “Em primeiro lugar colocamos a juro os talentos dos jovens; depois, durante a realização, descobrimos que através desse meio podemos chegar a crianças e a jovens que doutra forma nunca se haveriam de interessar por semelhantes discussões ou pela Igreja”.
O centro ‘BOSCOcrew’ tem a intenção de apresentar “Stenbah!” também em outros festivais. E já conta com mais dois outros curtas-metragens.
Publicado em 26/04/2011
FONTE: ANS (Agência Info Salesiana)
Nenhum comentário:
Postar um comentário