quinta-feira, 14 de novembro de 2013


                        No dia 10 de novembro, foi realizado o encontro com os pais dos pré-noviços. 


E a entrega dos pedidos para o noviciado.
             Entre os dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, os aspirantes que moram na cidade de Pindamonhangaba estiveram conosco.


            Os futuros pré-noviços vivenciaram um pouco da nossa rotina, como a vida de oração e trabalho. 


                                                    Convivência, partilha e esporte.

                                              Conheceram os locais de trabalho pastoral.  



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Uma História pra contar

Olá pessoal!
           Desejo partilhar com vocês um pouco da minha história vocacional. Foi a partir de uma semana missionária é que conheci os salesianos, pois até então, nem fazia ideia do que eram ou que faziam.
            Em 2011, participava da catequese e do grupo de cerimoniários.  Nesse ano, o Pe. Glauco, quando ainda era diácono, fez a semana missionária em preparação para sua ordenação presbiteral, na paróquia a qual eu também pertencia.
             Não participei das atividades daquela semana por conta do meu trabalho. No último dia, na missa de encerramento da missão, eu estava participando da celebração no serviço do altar. A partir daquele momento, observando toda aquela alegria e emoção, tanto dos missionários como dos jovens da paróquia, me encantei. Daí em diante, procurei saber quem era Dom Bosco e comecei minha caminhada vocacional com os salesianos.
               Em 2012 fiz a experiência da semana missionária, já no aspirantado salesiano, na cidade de Jacúpiranga, SP. Foi uma vivencia única, rica de alegria, oração, partilha e amizades.
                  Foi como sair da minha zona de conforto.
                Enfim, todos podemos fazer essa experiência com Cristo, e descobrir em uma semana missionária qual é a nossa vocação. Venha você também experimentar!
                Que Deus nos ajude e abençoe sempre! Obrigado.










João Paulo – Pré-Noviço

terça-feira, 5 de novembro de 2013

O nosso blog também é um espaço para que os jovens partilhem suas experiências com Deus. Aproveitando o mês de outubro que nos convida para missão, segue um belo testemunho do jovem Fernando.

Uma vida começa com a missão

           Começo essa historia me apresentando: sou Fernando, tenho 26 anos, formado como tecnólogo pelo Senai e trabalho há 6 anos em uma empresa de são Carlos. Namoro há 5 anos e hoje sou noivo. Já fui catequista por 2 anos e coordenador de um grupo de jovens da minha Paróquia. Hoje frequento as missas aos domingos e também participo do grupo missionário salesiano onde sou o coordenador. Mas o que importa é como tudo começou ...
           No final de 2004 eu participava do grupo de jovens da minha paróquia onde também participavam os seminaristas salesianos e através deles eu e mais 4 jovens fomos convidados a participar de uma semana de missão em Guarujá. Eu não tinha tanta noção de como seria, mas aceitei!
          Minha primeira semana missionária eu nunca irei esquecer; foi como um impacto na minha vida. Eu estava entrando na juventude e tinha tantos outros caminhos para seguir, mas eu escolhi seguir a Jesus. A vida para mim começou a ter um sentido muito grande nesta semana missionária, onde tive uma experiência muito forte do que é levar a Palavra de Deus às pessoas. Eu imaginava que ser missionário era algo só pra “velhos”, mas “cai do cavalo” ao ver tantos outros jovens iguais a mim com o mesmo propósito de vida. Isso me fez acreditar que o jovem tem tanta coisa boa a oferecer para o próximo, só que não sabem como fazer. Por isso a semana missionária é uma grande porta para os jovens ou quem queira ser um verdadeiro missionário.
          Ao voltarmos para casa decidimos montar um grupo de jovens missionário chamado GAM (Grupo de Animação Missionária ) e através deste grupo pudemos ter muitos anos de missões!

           Ao longo de semanas e mais semanas missionárias percebi que fui crescendo espiritualmente e pessoalmente. As experiências vividas é como um combustível para mim; parece que quanto mais ... melhor. Foram muitos os testemunhos de vida que presenciei. Parecia que a cada visitação às famílias, ou até mesmo nas brincadeiras, Deus estava ali e conversava comigo. Há muita coisa a que dou valor hoje porque as experiências me mostraram o quanto sou “rico”! Rico por ter um teto, uma família, um emprego, ter o que comer no dia seguinte. Em uma visita que fiz na primeira semana missionária conheci uma família que estava há 3 dias sem comer nada. Quando cheguei naquela casa eles tinham acabado de ganhar um saco de arroz, mas mesmo assim eles me ofereceram aquele pouco que tinham, e por isso dou valor ao que tenho.
           Mas a semana missionária é apenas uma semana. Dizem que é fácil ser santo onde só há santos. Mas o que é preciso é ser missionários constantemente, no dia a dia, no trabalho, na escola, em casa, seja onde for e como for nós  temos que anunciar a salvação que Jesus Cristo nos trouxe. Lembro-me de uma vez que ia trabalhar e levava comigo um livro chamado  “Alguém já disse que te ama hoje”. Eu já o tinha lido por inteiro. Só levei para lê-lo novamente, pois é muito bom. Sempre ouvia meu chefe dizendo alguns palavrões e ele sempre tinha problemas pessoais. Percebi que não podia me omitir em falar algo para ele. Como não tinha tanta afinidade com ele, resolvi deixar o livro em cima da mesa, onde ele pudesse ver. Quando ele entrou onde eu estava acabou avistando aquele livro e me perguntou sobre o mesmo. Falei simplesmente que ele poderia lê-lo e depois  me devolver. Depois de umas 3 semanas perdi o emprego. Não sei se o meu ex-chefe tinha lido ou não, e também não fiquei sabendo se ele parou de falar palavrões, e se conseguiu resolver seus problemas.  Só sei que de alguma forma eu fiz algo para ele. 
    As vezes não basta anunciar, mas fazer algo pelos outros!
          Ser um jovem missionário nos dias de hoje não é fácil, ainda mais sabendo que são poucos os jovens que querem realmente seguir esse caminho. O bom é que não me sinto como alguém que só transmite, mas alguém que recebe muito mais do que mereço...
       Gostaria muito de poder falar tudo que passei ao escolher ser um jovem missionário; mas eu só digo uma coisa: o negócio é fazer a experiência...


Fernando da Silva Otoni

domingo, 20 de outubro de 2013

O Salesiano Irmão ...

         Esteve conosco no dia 10 de outubro, o Irmão Rodrigo Tarcha.  
Ele trabalhou os temas do curso de História da Laicidade Consagrada Salesiana.









Temas: O salesiano irmão no século XX e Identidade e espiritualidade do salesiano irmão.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

             
Convivência Vocacional


             No segundo final de semana de outubro, foi realizada a convivência vocacional em nossa casa, que contou com a participação de jovens das cidades da paulista.
                                                      

             Durante esses dias, eles foram acompanhados pelos salesianos, Pe. Glauco e os teólogos Alexandro Santana e Pedro André.
              Participaram das atividades juntos com o grupo de Pré-noviços, como ocupações da casa, oratório, oração, esporte e momentos comunitários.
              

               Foi um grande momento de partilha e troca de experiências.
               

                                            Rezemos por estes jovens.


       Venha você também fazer essa experiência!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013


Escolhas
       
     Durante algum tempo venho pensando sobre o chamado que Deus faz na vida de cada pessoa, e por incrível que pareça, eu me surpreendo cada vez mais. Não somente pelo fato da missão a ser realizada, mas também pela resposta dada através da abertura ao plano de Deus.
              Um exemplo que me provoca uma profunda reflexão é o convite de Jesus feito a Simão Pedro, um homem simples, vivia da pesca, cheio de defeitos e de um temperamento muito explosivo, porém ele soube trabalhar seus medos e receios, buscar e encontrar  sua real vocação, assumindo em si a inesperada proposta  de se tornar um pescador de homens.
               Nesses quase 2 anos de caminhada vocacional, me deparei com algumas historias de vida, e em todas elas consegui perceber um toque especial de Deus. Em cada trajetória buscamos uma resposta para a ser dada no final do percurso. Quando porém será essa hora?
“... na hora da morte. Amem.”?
 NÃO!
             A resposta vai de encontro a cada atitude que temos para com os outros e para conosco mesmos.  Não me arrependo nem por um minuto dos passos dados até este momento.  Escolhi dizer SIM, doar a minha vida por aqueles que mais precisam.  Sinto-me muito feliz assim. Eu acredito que “Não existe amor maior do que dá a vida pelos amigos.” (Jo 15, 13).


Pré Noviço: César Francisco

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A importância da Bíblia na minha vida

A importância da Bíblia na minha vida
            

             Quando pequeno, eu tinha medo de ler a Bíblia por não entender as parábolas e histórias que continha. E o Antigo Testamento, no meu entendimento, apresentava um Deus bravo, um Deus dos exércitos e era difícil entender essas denominações de Deus.
           Uma pessoa que eu admirava ver era minha avó paterna. Ela lia a bíblia e rezava o terço todos os dias. Até hoje ela faz isso. E foi através dela que eu comecei a me interessar pela leitura da Palavra de Deus.
            Aprofundei-me com mais intensidade na preparação para a crisma e nos grupos de jovens. Hoje eu sinto prazer em ler as Sagradas Escrituras, pois através dela tenho uma visão diferente das realidades do mundo e consigo acreditar num mundo melhor.

            Eu acredito que a leitura diária da Bíblia faz toda a diferença na vida de um cristão.  Você também pode fazer essa experiência profunda de Deus. Experimente.

Felipe Olsen, Pré-Noviço.

terça-feira, 17 de setembro de 2013


“... Fico com dom Bosco”!

       No final do mês de agosto na cidade de Pindamonhangaba, dois jovens deram seu sim por toda vida a Deus, para servir a Igreja e aos jovens como Salesiano Irmão.
        Após algum tempo sem profissão religiosa perpetua de salesiano irmão na Inspetoria Salesiana de São Paulo, os salesianos Marcelo e Rodrigo Tarcha deram mais um passo na busca da salvação da juventude.

         Realizada na igreja matriz da cidade Nossa Senhora do Bom Sucesso, a missa foi presidida pelo inspetor salesiano Pe. Edson Donizetti Castilho, e contou também com a presença de outros salesianos padres e irmãos de nossa inspetoria.
        
            

           Atualmente o Ir. Marcelo trabalha na cidade de Lorena, como auxiliar de pastoral na obra social.






       E na cidade de Campinas, o Ir. Rodrigo Tarcha trabalha como auxiliar de pastoral na Escola Salesiana São José. 


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

No dia 28/07 chegaram da Itália sete jovens e dois padres Salesianos. Um momento que já é costume em São Carlos na comunidade Salesiana, organizada pelo Padre Sergio. Os jovens fazem experiência de missão fora de seu país, já que na Itália o mês de Agosto é férias. Momentos muitos especiais ao lado deles principalmente pela troca de experiências, de cultura e da língua. Retornaram para Itália no dia 23/08. Obrigado aos nossos amigos: Manuela, Beatrice, Alessandro, Alba, Verônica, Valéria e Sabrina....

Comentário dos Pré Noviços sobre a experiêcia daJMJ Rio 2013

      Olá Pessoal, eu sou o César. A minha experiência foi realmente inexplicável que aconteceu durante aquela semana de jornada no Rio de Janeiro. Contagiante a alegria revelada na face de cada peregrino em meio as dificuldades também ali encontradas. Porém, ficamos com o que é melhor, o que agrada a Deus: o amor, a união, a fé. Tive a oportunidade de acompanhar o grupo de São Carlos e junto com esses jovens descobri que Deus proporciona momentos eternos. O momento da JMJ que me marcou foi na acolhida do Papa Francisco, quando ele pediu um instante de silêncio pelos jovens mortos, vítimas de Santa Maria e por todos os jovens que são massacrados durante aquele silêncio se ouvia apenas o barulho das ondas do mar.       Enfim, irei em outra JMJ??? Só Deus sabe, mas os momentos vividos ali partilharei com quem encontrar. Abraços.



      Olá galera, eu sou o João Paulo e quero partilhar com vocês um pouco daquilo que vivi na Jornada Mundial da Juventude.
      Tive a honra de acompanhar o grupo da paróquia e do GAM da comunidade Salesiana do Bom Retiro em São Paulo.
       Na pré jornada a comunidade acolheu peregrinos vindos da Colômbia que ficaram de13 a 17/07. Visitamos juntos as obras e escolas da Inspetoria Salesiana de São Paulo, além dos museus aberto ao público no período da JMJ. Depois o grupo se encontrou com outros peregrinos Colombianos para seguirem viagem ao Rio no encontro continental dos jovens salesianos em Niterói.
     Lá, vários momentos me ficaram profundamente marcados: o encontro com Papa e com juventude mundial, todos em sua língua aclamando e louvando ao mesmo Deus. O ponto ápice, foi na via sacra, pois a multidão cansada pela caminhada, fez silêncio profundo. Por fim, não existem palavras para explicar, vale a pena tudo: cansaço, dor, fome, sono e etc, poderia vir o que for que o coração e a voz se unia aos mais de 3 milhões e tudo ficava normal novamente. Obrigado a todos pela atenção. Abraços!

sábado, 3 de agosto de 2013

JULHO 2013

No dia 1º de Julho, os pré noviços saíram para a casa de suas famílias. Um encontro sempre marcado para reavaliar convicções e animação na caminhada vocacional de cada um. Também no mês de Julho, aconteceu o maior encontro da juventude católica de todo o mundo na JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE no Rio de Janeiro, e cada pré noviço acompanhou um grupo em uma casa Salesiana de São Paulo. Ficaram em trabalho de férias do dia 14 a 28.

 César acompanhou a comunidade salesiana de São Carlos

 Bruno acompanhou a paróquia salesiana da Sagrada Família em São José dos Campos SP


 Fabiano acompanhou a comunidade salesiana de Piracicaba


 Felipe acompanhou a comunidade salesiana Vida Nova de Campinas


 João Paulo acompanhou a comunidade salesiana do Bom Retiro de São Paulo

Lucas acompanhou a comunidade salesiana de Araras

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Na quinta-feira (09/05) os pré noviços salesianos saíram da comunidade de São Carlos para passarem alguns dias na casa de seus pais para o "dia das mães". Um momento muito importante da formação, pois revigora forças e desperta ainda mais o desejo de seguir a Jesus Cristo, além de matar a saudade de suas famílias. E neste dia 13/05 retornam a São Carlos para concluir, com bom êxito, o primeiro semestre da formação do pré noviciado.
FLOR PARA NOSSA SENHORA
13/05/2013


Em honra a Nossa Senhora me dedicarei na leitura e escuta da Palavra de Deus.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

FLOR PARA NOSSA SENHORA DESTE DIA 08/05/2013


Em honra a Nossa Senhora procurarei não me queixar de meu cansaço físico.

terça-feira, 7 de maio de 2013

A TRADIÇÃO DAS FLORES A NOSSA SENHORA

Como forma de agradecimento, existe uma tradição na família Salesiana que são as flores a nossa Senhora, elas são dadas em formas de pequenas atitudes do dia a dia. Uma forma de também olharmos um pouco para nosso próximo.

VOCÊ QUE ACOMPANHA NOSSO BLOG, PODERÁ FAZER ESTE GESTO TAMBÉM. 

DIARIAMENTE POSTAREMOS AS ATITUDES, COMO SÍMBOLO, OFERECENDO EM FORMA DE FLORES A NOSSA SENHORA E EIS A DE HOJE...


Em honra a Nossa Senhora me preocuparei em bem tratar os destinatários que encontrar.

No dia 05 de maio, a juventude salesiana da região paulista, reuniram-se no colégio Dom Bosco/Cidade Alta em Piracicaba para o encontro do Rumo aos 200 anos do nascimento de Dom Bosco, momento de festa e alegria...

Rumo 200 anos

 Jovens Salesianos no colégio Dom Bosco/Cidade Alta em Piracicaba



Para você que não conhece a história da devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, "foi ela quem tudo fez" dizia Dom Bosco, grande propagador da devoção a ela. Eis a história 

Esta invocação mariana encontra suas raízes no ano 1571, quando Selim I, imperador dos turcos, após conquistar várias ilhas do Mediterrâneo, lança seu olhar de cobiça sobre toda a Europa. O Papa Pio V, diante da inércia das nações cristãs, resolveu organizar uma poderosa esquadra para salvar os cristãos da escravidão muçulmana. Para tanto, invocou o auxílio da Virgem Maria para este combate católico.

A vitória aconteceu no dia 7 de outubro de 1571. Afastada a perseguição maometana, o Santo Padre demonstrou sua gratidão à Virgem acrescentando nas ladainhas loretanas a invocação: Auxiliadora dos Cristãos. 

No entanto, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII, a fim de perpetuar mais um fato que atesta a intercessão da Santa Mãe de Deus: Napoleão I, empenhado em dominar os estados pontifícios, foi excomungado pelo Sumo Pontífice. Em resposta, o imperador francês seqüestrou o Vigário de Cristo, levando-o para a França. Movido por ardente fé na vitória, o Papa recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona logo que fosse liberto.

O Santo Padre ficou cativo por cinco anos, sofrendo toda espécie de humilhações. Uma vez fracassado, Napoleão cedeu à opinião pública e libertou o Papa, que voltou a Savona para cumprir sua promessa. No dia 24 de maio de 1814, Pio VII entrou solenemente em Roma, recuperando seu poder pastoral. Os bens eclesiásticos foram restituídos. Napoleão viu-se obrigado a assinar a abdicação no mesmo palácio onde aprisionara o velho pontífice.

Para marcar seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa Pio VII criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, fixando-a no dia de sua entrada triunfal em Roma.

O grande apóstolo da juventude, Dom Bosco, adotou esta invocação para sua Congregação Salesiana porque ele viveu numa época de luta entre o poder civil e o eclesiástico. A fundação de sua família religiosa, que difunde pelo mundo o amor a Nossa Senhora Auxiliadora, deu-se sob o ministério do Conde Cavour, no auge dos ódios políticos e religiosos que culminaram na queda de Roma e destruição do poder temporal da Igreja. Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades. 

No ano de 1862, as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto marcam um despertar mariano na piedade popular italiana. Nesse mesmo ano, São João Bosco iniciou a construção, em Turim, de um santuário, que foi dedicado a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos.

A partir dessa data, Dom Bosco, que desde pequeno aprendeu com sua mãe Margarida, a confiar inteiramente em Nossa Senhora, ao falar da Mãe de Deus, lhe unirá sempre o título Auxiliadora dos Cristãos. Para perpetuar o seu amor e a sua gratidão para com Nossa Senhora e para que ficasse conhecido por todos e para sempre que foi "Ela (Maria) quem tudo fez", quis Dom Bosco que as Filhas de Maria Auxiliadora, congregação por ele fundada juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fossem um monumento vivo dessa sua gratidão.

Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Pode-se afirmar que a invocação de Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de Ela ser conhecida também como a "Virgem de Dom Bosco".

Escreveu Dom Bosco: "A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso".
Neste mês de maio temos os novos grupos de vida...

É isso aí pessoal... fiquem firmes na fé e estejam sempre alegres... 

 Os pandas manco

Granada

No dia 30 de abril, os pré noviços foram a passeio pela cidade na despedida dos primeiros grupos de vida.

 The Wojtyla
Integrantes: Fabiano, João Paulo e Bruno

Contra maré
Integrantes: César, Lucas, Thiago e Felipe


No dia 1º de maio, os pré noviços, juntamente com o assistente Luis Felipe, abriram o mês Mariano em São Carlos. Logo pela manhã, tiveram a primeira tarefa da tradicional Gincana Mariana. Eles procuraram caixas com os nomes de cada um. Dentro delas havia um colete na cor azul ou vermelho, correspondente a cor de cada equipe. Para a surpresa de todos, este seriam também, para os próximos três meses os novos grupos de vida.





Abertura mês Mariano nos Salesianos São Carlos no pré noviciado 2013.







O mês de maio é tradicionalmente dedicado à Maria.  Em consonância com a Igreja, caminharemos também nessa devoção especial oferecendo ao longo do mês nossas vidas a ela para que interceda a Deus por cada um de nós.

quinta-feira, 7 de março de 2013




No dia 19/02 (terça-feira) chegou para completar a comunidade Salesiana de São Carlos o Irmão Adriano. Desde já sinta-se acolhido em nossa casa eeee...

SEJA BEM VINDO!!!
Os pré-noviços juntamente com os educadores, tiveram na sede do educandário uma palestra com o corpo de bombeiros sobre primeiro socorros. Momento oportuno para avaliar sobre o que fazer nas diversas situações de risco que as crianças estão expostas e de como ajudá-las para melhor socorrê-las em caso de acidentes.




No dia 13 de Fevereiro, abriu-se na Capela Nossa Senhora Auxiliadora nos Salesianos de São Carlos a Quarta-Feira de Cinzas e o tempo da Quaresma, momento profundo de reflexão na Palavra de Deus, tempo também de meditação sobre o Jejum, a Oração e a Esmola.







 

Abriu-se oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas (13/02) a Campanha da Fraternidade 2013 que tem como Tema: "Fraternidade e Juventude" e como lema: "Eis-me aqui, envia-me". Momento muito rico para toda Igreja no Brasil. Refletir sobre os jovens e suas necessidades, dificuldades e anseios. 
No dia 15/02 (sexta-feira) os Salesianos juntamente com os demais padres e seminaristas da Diocese de São Carlos, reuniram-se em torno de seu Bispo Dom Paulo Sergio e líderes políticos para abertura diocesana da CF 2013, este evento contou ainda com a presença de muitos jovens dos diversos grupos juvenis existentes nas paróquias da diocese de São Carlos.




No carnaval os pré-noviços foram a Piracicaba na chácara dos Salesianos "Casa do Lago", um momento de descanso, lazer e convivência.




Participaram também deste momento o Tirocinante Bruno Calderaro da Comunidade Salesiana de Americana, Pe. Vinícius Ricardo e o Tirocinante José Rodolfo da comunidade Salesiana de Araras.