segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Uma JMJ multimídia.


(ANS – Madri) – Segundo as últimas estimativas da Conferência Episcopal Espanhola, a Jornada Mundial da Juventude, a começar amanhã, será um evento que envolverá cerca de um milhão de jovens católicos. Mas graças ao emprego de novos instrumentos de informática e da nova mídia, muito mais são as pessoas que poderão participar “à distância”.

“As novas tecnologias não estão trocando apenas o modo de comunicar, mas a comunicação em si mesma, pelo que se pode afirmar que estamos diante de uma vasta transformação cultural”. É o que escreveu Bento XVI na mensagem para a 45ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais, de janeiro passado. E na JMJ de Madri, as novas tecnologias terão um papel de primeiro plano.

Com base de iniciativa do Escritório de Comunicações Sociais da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, foi criada uma aplicação Facebook ad hoc, um análogo site web para quem não estiver inscrito no famoso network social. Deste modo todos os “peregrinos virtuais” poderão criar um “avatar” (um personagem virtual que representa a pessoa na rede internet) e assim participar digitalmente, também com a oportunidade de carregar em tempo real foto e vídeo. Será possível participar do evento enviando mensagens escritas, enquanto os mapas de Google fornecerão as imagens dos peregrinos realmente presentes e suas posições momento a momento.

O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, com base na promoção da Conferência Episcopal Italiana, por sua vez realizou “Living World Faces”, um network social fotográfico, acessível a partir do portal Pope2you.net. Através deste projeto, os peregrinos presentes em Madri poderão enviar a todos as próprias imagens e testemunhar também aos seus amigos mais longínquos a experiência da Jornada Mundial da Juventude. As fotos recolhidas no interior do portal comporão um mosaico que formará a imagem do papa Bento XVI.

Sempre no Facebook está ativada a página oficial do evento, disponível em 21 línguas diversas,, e no seu YouTube e está presente dedicado ao evento que já recebeu mais de 1.200.000 visualizações.

Entre as iniciativas interessantes se assinale também uma nova aplicação para iPhone, iPod, iPad, denominada iGPII e apresentada poucos dias atrás à Santa Sé. Realizada em cinco línguas (italiano, francês, inglês, espanhol, português) pela Futurtech & Adv Production a pedido da Fundação João Paulo II para a Juventude, permite seguir o evento fornecendo o programa da JMJ, vários aprofundamentos, as iniciativas realizadas e dando também informações logísticas como tráfego, alimentação, e alojamento disponíveis...

Entre as outras iniciativas interessantes, se assinala também uma. Não faltarão, pois as contribuições das mídias mais tradicionais. Ao evento de Madri estará totalmente dedicado também uma TV, on-line, e uma rádio; 5.000, no total, os jornalistas esperados.

A estas iniciativas se ajunta o site www.donbosco2011.com, aprontado pelo Movimento Juvenil Salesiano da Espanha que, já há alguns meses, está informando e coordenando a presença salesiana na JMJ, e as TV dirigidas do 17 de agosto no Telepace (canal por satélite) e em streaming no www.missionidonbosco2001.

Fonte: www.infoans.org (Agência Info Salesiana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário