terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bicentenário, instrumentos para o caminho.

(ANS – Roma) – A preparação para a celebração do bicentenário do nascimento de D. Bosco (1815-2015) abre oficialmente o seu percurso amanhã, 16 de agosto. Um convite a conhecer melhor o santo dos jovens através da compreensão da sua experiência, pedagogia e espiritualidade.

No discurso conclusivo do Capítulo Geral 26, o Reitor Mor, pe. Pascual Chávez, indicava as perspectivas para o sexênio seguinte; uma verdadeira e própria rota de navegação estabelecida por três celebrações: 150 anos de fundação da Congregação (2009), centenário da morte de Dom Rua (2010) e o bicentenário do nascimento de Dom Bosco.

O evento que a Congregação e a Família Salesiana se preparam para celebrar teve, e continuará tendo, uma longa preparação. Várias são as iniciativas e os subsídios preparados para celebrar com profundidade de fé e autenticidade carismática o aniversário.

A peregrinação da urna de Dom Bosco

No dia 25 de abril de 2009, por ocasião da festa da Família Salesiana do Piemonte e Vale d’Aosta para os 150 anos de fundação da Congregação salesiana, o Reitor Mor benzia a urna de Dom Bosco, cópia da que se encontra na Basílica de Maria Auxiliadora; dentro há um osso do braço e a mão direita do santo.

A urna, depois de ter percorrido as obras salesianas do Lazio e depois de ter parado por um dia na Casa Geral dos Salesianos, partiu para o Chile dando início à peregrinação. Uma viagem ininterrupta através das Inspetorias e as obras das Regiões da América do Sul, Interamérica, Ásia Leste-Oceania e, atualmente, Ásia Sul. Em todos os lugares a urna foi acolhida com entusiasmo e profundidade de fé superando, em alguns casos, as expectativas dos próprios salesianos.

Inumeráveis foram as homenagens de multidões e de autoridades religiosas e civis a Dom Bosco tornado presente pelas suas relíquias. Ao longo da viagem, a grande urna foi substituída por uma menor e mais leve e, em algumas localidades, por uma estátua do santo.

As celebrações do 150° da Congregação e do centenário de Dom Rua

O 150° da fundação da Congregação salesiana e o centenário da morte de Dom Rua favoreceram não somente a recuperação da memória histórica de acontecimentos e pessoas, mas sobretudo a recuperação dos temas e valores típicos da tradição e do carisma salesiano: o protagonismo juvenil, a indivisível união entre a imanência da história e a transcendência evangélica e entre evangelização e educação, a prioridade para os mais necessitados, a capacidade de envolver outras realidade para a salvação dos jovens.

A carta de 31 de janeiro de 2011

Por ocasião da festa litúrgica de Dom Bosco, o Reitor Mor enviou aos Salesianos uma carta propondo-lhes um caminho de preparação à celebração do 2015. Três etapas, uma por ano, para conhecer melhor Dom Bosco e “Assim poderemos reencontrar a origem do nosso carisma, a finalidade da nossa missão, o futuro da nossa Congregação” (ACG 394).

O mesmo percurso foi proposto à Família Salesiana através da tradicional Estreia.

Subsídios

Nas semanas passadas, o Dicastério para a Comunicação Social propôs, graças à colaboração do “Don Bosco Institute of Communication Arts” (DBICA) de Chennai, um projeto gráfico composto por uma tríplice logomarca e pôster. Estes materiais estão disponíveis no site www.sdb.org ; ultimamente foi incluído um clipe vídeo, realizado com a produção de Missioni Don Bosco e a colaboração de Eurofilm.

Fonte: www.infoans.org (Agência Info Salesiana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário