terça-feira, 16 de agosto de 2011
16 de Agosto: Dia de Dom Bosco
Bicentenário, instrumentos para o caminho.
No discurso conclusivo do Capítulo Geral 26, o Reitor Mor, pe. Pascual Chávez, indicava as perspectivas para o sexênio seguinte; uma verdadeira e própria rota de navegação estabelecida por três celebrações: 150 anos de fundação da Congregação (2009), centenário da morte de Dom Rua (2010) e o bicentenário do nascimento de Dom Bosco.
O evento que a Congregação e a Família Salesiana se preparam para celebrar teve, e continuará tendo, uma longa preparação. Várias são as iniciativas e os subsídios preparados para celebrar com profundidade de fé e autenticidade carismática o aniversário.
A peregrinação da urna de Dom Bosco
No dia 25 de abril de 2009, por ocasião da festa da Família Salesiana do Piemonte e Vale d’Aosta para os 150 anos de fundação da Congregação salesiana, o Reitor Mor benzia a urna de Dom Bosco, cópia da que se encontra na Basílica de Maria Auxiliadora; dentro há um osso do braço e a mão direita do santo.
A urna, depois de ter percorrido as obras salesianas do Lazio e depois de ter parado por um dia na Casa Geral dos Salesianos, partiu para o Chile dando início à peregrinação. Uma viagem ininterrupta através das Inspetorias e as obras das Regiões da América do Sul, Interamérica, Ásia Leste-Oceania e, atualmente, Ásia Sul. Em todos os lugares a urna foi acolhida com entusiasmo e profundidade de fé superando, em alguns casos, as expectativas dos próprios salesianos.
Inumeráveis foram as homenagens de multidões e de autoridades religiosas e civis a Dom Bosco tornado presente pelas suas relíquias. Ao longo da viagem, a grande urna foi substituída por uma menor e mais leve e, em algumas localidades, por uma estátua do santo.
As celebrações do 150° da Congregação e do centenário de Dom Rua
O 150° da fundação da Congregação salesiana e o centenário da morte de Dom Rua favoreceram não somente a recuperação da memória histórica de acontecimentos e pessoas, mas sobretudo a recuperação dos temas e valores típicos da tradição e do carisma salesiano: o protagonismo juvenil, a indivisível união entre a imanência da história e a transcendência evangélica e entre evangelização e educação, a prioridade para os mais necessitados, a capacidade de envolver outras realidade para a salvação dos jovens.
A carta de 31 de janeiro de 2011
Por ocasião da festa litúrgica de Dom Bosco, o Reitor Mor enviou aos Salesianos uma carta propondo-lhes um caminho de preparação à celebração do 2015. Três etapas, uma por ano, para conhecer melhor Dom Bosco e “Assim poderemos reencontrar a origem do nosso carisma, a finalidade da nossa missão, o futuro da nossa Congregação” (ACG 394).
O mesmo percurso foi proposto à Família Salesiana através da tradicional Estreia.
Subsídios
Nas semanas passadas, o Dicastério para a Comunicação Social propôs, graças à colaboração do “Don Bosco Institute of Communication Arts” (DBICA) de Chennai, um projeto gráfico composto por uma tríplice logomarca e pôster. Estes materiais estão disponíveis no site www.sdb.org ; ultimamente foi incluído um clipe vídeo, realizado com a produção de Missioni Don Bosco e a colaboração de Eurofilm.
Fonte: www.infoans.org (Agência Info Salesiana).
196 anos do nascimento de DOM BOSCO.
A abertura oficial será no Colle Don Bosco, localidade onde a aurora do dia 16 de agosto, no sítio Biglione, nasceu de Francisco Bosco e Margarida Occhiena o pequeno João Melquior
No dia 16 de manhã, por volta das 10,45 (GMT+2), o Reitor Mor, pe. Pascual Chávez, presidirá à Eucaristia. A celebração iniciará com um momento de oração e reflexão junto à relíquia do santo, conservada atrás do altar mor, na cripta da basílica.Nesta área, sobreposta à planimetria, surgia o sítio Biglione onde Francisco Bosco e sua família se alojavam até a alguns meses depois da prematura morte do chefe da família, mudando-se depois para o sítio dos Becchi, que Dom Bosco reconhecia como “A minha casa”. Biglione foi demolida depois para dar lugar a uma construção do grande templo, hoje a basílica.
Da cripta sairá depois uma procissão até a parte superior da basílica, onde haverá a celebração eucarística presidida pelo IX sucessor de Dom Bosco. Depois da homilia, os pais do salesianos do Piemonte, membros da Associação Mamãe Margarida, farão a sua consagração a Maria Auxiliadora e no fim da celebração, os salesianos presente renovarão a própria profissão.
Fonte: www.infoans.org (Agência Info Salesiana).
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Uma JMJ multimídia.
(ANS – Madri) – Segundo as últimas estimativas da Conferência Episcopal Espanhola, a Jornada Mundial da Juventude, a começar amanhã, será um evento que envolverá cerca de um milhão de jovens católicos. Mas graças ao emprego de novos instrumentos de informática e da nova mídia, muito mais são as pessoas que poderão participar “à distância”.
“As novas tecnologias não estão trocando apenas o modo de comunicar, mas a comunicação em si mesma, pelo que se pode afirmar que estamos diante de uma vasta transformação cultural”. É o que escreveu Bento XVI na mensagem para a 45ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais, de janeiro passado. E na JMJ de Madri, as novas tecnologias terão um papel de primeiro plano.
Com base de iniciativa do Escritório de Comunicações Sociais da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, foi criada uma aplicação Facebook ad hoc, um análogo site web para quem não estiver inscrito no famoso network social. Deste modo todos os “peregrinos virtuais” poderão criar um “avatar” (um personagem virtual que representa a pessoa na rede internet) e assim participar digitalmente, também com a oportunidade de carregar em tempo real foto e vídeo. Será possível participar do evento enviando mensagens escritas, enquanto os mapas de Google fornecerão as imagens dos peregrinos realmente presentes e suas posições momento a momento.
O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, com base na promoção da Conferência Episcopal Italiana, por sua vez realizou “Living World Faces”, um network social fotográfico, acessível a partir do portal Pope2you.net. Através deste projeto, os peregrinos presentes em Madri poderão enviar a todos as próprias imagens e testemunhar também aos seus amigos mais longínquos a experiência da Jornada Mundial da Juventude. As fotos recolhidas no interior do portal comporão um mosaico que formará a imagem do papa Bento XVI.
Sempre no Facebook está ativada a página oficial do evento, disponível em 21 línguas diversas,, e no seu YouTube e está presente dedicado ao evento que já recebeu mais de 1.200.000 visualizações.
Entre as iniciativas interessantes se assinale também uma nova aplicação para iPhone, iPod, iPad, denominada iGPII e apresentada poucos dias atrás à Santa Sé. Realizada em cinco línguas (italiano, francês, inglês, espanhol, português) pela Futurtech & Adv Production a pedido da Fundação João Paulo II para a Juventude, permite seguir o evento fornecendo o programa da JMJ, vários aprofundamentos, as iniciativas realizadas e dando também informações logísticas como tráfego, alimentação, e alojamento disponíveis...
Entre as outras iniciativas interessantes, se assinala também uma. Não faltarão, pois as contribuições das mídias mais tradicionais. Ao evento de Madri estará totalmente dedicado também uma TV, on-line, e uma rádio; 5.000, no total, os jornalistas esperados.
A estas iniciativas se ajunta o site www.donbosco2011.com, aprontado pelo Movimento Juvenil Salesiano da Espanha que, já há alguns meses, está informando e coordenando a presença salesiana na JMJ, e as TV dirigidas do 17 de agosto no Telepace (canal por satélite) e em streaming no www.missionidonbosco2001.
Fonte: www.infoans.org (Agência Info Salesiana).
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Conheça nossa história!
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Abertura Oficial do Segundo Semestre 05 de Agosto ...
Passeio Ciclístico em Colônia do Piaguí...
Semana Missionária 2011
Olá galera... Retornamos ao segundo semestre com força total. Mas isso não quer dizer que nada fizemos nas férias! Então confira...
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Beato Augusto Czartoryski
Nasceu em Paris (França), a 2 de Agosto de 1858. De linhagem nobre, filho do Príncipe Ladislau e da Princesa Maria Amparo (filha da Rainha da Espanha Maria Cristina), do exílio francês procurava restabelecer a unidade da sua pátria polaca, mas os desígnios de Deus para ele eram outros. De saúde sempre frágil, depressa compreendeu que não tinha nascido para a vida abastada da corte.
Um momento decisivo foi o seu encontro com Dom Bosco, em quem identificou o pai da sua alma e o juiz do seu porvir. No jovem Augusto a vocação à vida religiosa esclarecia-se cada vez mais, e o Santo educador passou a ser um ponto de referência no seu discernimento vocacional.
Assim, renunciando a todos os seus direitos em favor dos irmãos, no dia 24 de Novembro de 1887 recebeu o hábito talar na Basílica de Maria Auxiliadora, das mãos de Dom Bosco, que faleceria dois meses depois.
Os seus restos mortais foram transladados para a Polónia e sepultados no túmulo de família, na cripta paroquial de Sieniawa, onde Augusto tinha recebido a primeira Comunhão e, em seguida, para a igreja salesiana de Przemysl, onde jazem até hoje.
Fonte: http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20040425_czartoryski_po.html