segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pré-noviços participam do Encontro de Formandos


De 23 a 27 de julho, no Instituto Teológico Pio XI, bairro da Lapa, na capital, aconteceram duas assembleias sobre o tema “Acompanhamento espiritual e discernimento vocacional”. Os encontros, animados pelo P. Miguel Ángel García Morcuende, do Dicastério para a Pastoral Juvenil, desenvolveram o tema sob duas perspectivas: do formador e do formando.

Dessa primeiro assembleia participaram os formadores das diversas casas de formação do Brasil (4 de Belo Horizonte, 2 de Porto Alegre, 1 de Manaus, 4 de Campo Grande, 3 do Recife, 13 de São Paulo, mais 3 FMA; do segundo, tomaram parte cerca de 40 salesianos em formação inicial (do pré-noviciado ao teologado).


Foram apresentados alguns módulos com temas e experiências orientadas a um maior conhecimento teórico-prático do tema. Os formadores trabalharam, de modo particular, o tema da aquisição de competências que favorecem um auxílio espiritual (dinâmica do discernimento vocacional, condução do jovem, etc.); trabalharam também algumas problemáticas próprias do colóquio pessoal.


Os jovens salesianos, por sua vez, refletiram sobre a experiência pessoal na guia e discernimento espiritual. Foram analisadas motivações e benefícios do acompanhamento pessoal quando se trata da escolha vocacional. Sublinhou-se a importância da confiança, da disponibilidade e do apoio e as motivações, no processo de crescimento vocacional. Atenção particular foi dada a alguns elementos da pedagogia de Dom Bosco para uma positiva pastoral do acompanhamento.   


                                      







Fonte: ANS - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário