sábado, 11 de junho de 2011

Depoimento Vocacional Eduardo




Fala pessoal tudo certo? É com grande alegria que venho partilhar um pouco da minha história vocacional. Nasci exatamente há 23 anos (sim é hoje meu aniversário! rs) em Taubaté, porém, morei a vida inteira em Pindamonhangaba com meus pais e meu irmão. Quando eu era criança eu sempre dizia aos meus familiares que queria ser padre, porém, à medida que fui crescendo essa vontade foi diminuindo. Terminando o Ensino Médio resolvi fazer faculdade de Biologia. Lá tive uma experiência incrível, pois, pude estudar e encontrar a vida em suas diversas formas e foi lá também que amadureci bastante. No tempo de faculdade era muito feliz, tinha muitos amigos, saia bastante, era um aluno esforçado, fazia estágio e tinha uma namorada muito legal. Apesar de tudo isso, tinha uma sensação estranha de que faltava alguma coisa na minha vida, que eu não sabia exatamente o que era. Meus pais sempre foram muito religiosos e sempre vivi nesse meio. Eu até gostava, mas no tempo da faculdade me afastei bastante de Deus. No fundo sabia que não estava agindo certo, e “a sensação estranha” só aumentava. Passado um tempo, meu namoro terminou e tudo começou a dar errado. Assim comecei a me questionar se Deus tinha me abandonado. Resolvi então voltar a freqüentar a missa e convidei um amigo pra ir junto comigo. Ele foi, gostou e começou a ter um relacionamento forte com Deus. E foi aí que me questionei mais ainda. E a resposta veio... Um dia fui num encontro de jovens e percebi que os participantes tinham um brilho especial e algo no olhar que me impressionou muito. Entendi que era justamente isso que faltava pra minha vida: Ser jovem e ter esse brilho de ser uma pessoa de Deus. Surgiu então a possibilidade de fazer um retiro diferente, que meus pais já tinham feito, no mosteiro da Obra dos Santos Anjos em Guará. Lá tive uma experiência maravilhosa do silêncio e do amor de Deus e a vontade de ser um jovem de Deus só aumentou. Voltei pra casa mudado, já não era o mesmo e foi aí que fui nos Salesianos procurar um padre pra me ajudar a escolher algo pra fazer na Igreja. Conversei com o Padre Sílvio e ele me chamou pra a ajudar no Oratório. No oratório encontrei o que faltava, e o trabalho que fazia lá era muito significativo pra mim. Comecei a freqüentar a missa quase diariamente, a participar de encontros e num belo dia me senti chamado a vida religiosa. No princípio fiquei assustado e mesmo sem reação. Decidi ir atrás do que Deus queria de mim e me coloquei a escuta, busquei o silêncio e durante um tempo fiz acompanhamento vocacional na Obra dos Santos Anjos, porém, pra minha grande surpresa um salesiano que trabalhava em Pinda chamado Anderson me chamou pra fazer retiro vocacional nos Salesianos. Fiz alguns encontros e já estava quase tudo certo, só faltava eu dar meu sim definitivo. Estava terminando a faculdade e foi aí que fiz meu último retiro em Piracicaba onde fui aceito para o Propedêutico. Ano passado fui para Piracicaba realizar o Propedêutico e lá foi muito gostoso aprender a viver em comunidade. Esse ano vim pra Lorena e continuo meu amadurecimento vocacional. Posso dizer que sou realizado e muito feliz com minha opção e escolha de vida.


O que posso deixar para vocês com minha história é que aprendi que Deus é simples e está nas coisas mais singelas da vida. Confiem sempre em Maria, nossa querida Mãe que Ela sempre nos levará pelo caminho certo até Jesus. Ganhamos um imenso presente em responder ao chamado de Deus, a busca pela vocação é realmente um caminho para a felicidade, por isso não tenham medo de questionar a Deus, de procurar o silêncio e de responder dando o seu SIM a Deus. Ao contrário do que muita gente pensa a vida religiosa é muito gostosa e bonita. Nós somos pessoas normais, nos divertimos, rezamos, ajudamos um ao outro, partilhamos nossas histórias e vivemos com muita alegria e otimismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário