segunda-feira, 26 de abril de 2010

Encontro de Coroinhas de Piquete


Um bom momento de reflexão tiveram os coroinhas do Oratório de Piquete, onde puderam se encontrar, se conhecer melhor e ter uma nova experiência da sua missão.
O encontro aconteceu no colégio São Joaquim, no dia 24 de abril, e durante manhã, ouviram a reflexão sobre a Espiritualidade e Compromisso do Coroinha realizada pelos jovens do Oratório São Luiz, Douglas e Rafael. Pela tarde tiveram um momento de recreação.



Família Salesiana e Sábado da Alegria

No dia 24 de abril, a Família Salesiana de Lorena reuniu-se na Capela Azul da Unisal, para juntos celebrar a Eucaristia. Após a missa, todos foram para a Comunidade São Joaquim onde puderam confraternizar e participar do Sábado da Alegria que retorna suas atividades em Lorena. A família Salesiana é um conjunto de diferentes instituições e movimentos católicos que se propõem a seguir a espiritualidade e a missão propostas por Dom Bosco.
O oratório é um espaço aonde os jovens na informalidade têm acesso as brincadeiras, a formação humana e cristã, aos sacramentos da Igreja, enfim uma maneira de fazer chegar ao coração dos jovens a mensagem de salvação de Jesus.





domingo, 25 de abril de 2010

Papa pede aos pais que rezem pela vocação dos filhos


Papa diz que oração é primeira forma de testemunho vocacional.
"A primeira forma de testemunho que sucita vocações é a oração". Foi este o destaque da mensagem do Papa Bento XVI durante a oração do Regina Coeli (que substitui o Ângelus durante o Tempo Pascal), hoje, no Vaticano.

Diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa tratou sobre este domingo celebrado na Igreja como o Dia do Bom Pastor e o Dia Mundial de Oração pelas vocações.

Citando o exemplo de Santa Mônica, que rezou durante décadas pela conversão do filho que mais tarde tornou-se Santo Agostinho, Bento XVI exortou os pais a rezarem pelo chamado vocacional dos filhos.

"Convido, portanto, os pais a rezar para que os corações dos filhos se abram à escuta do Bom Pastor, e para que 'a menor semente da vocação... possa tornar-se uma árvore esplendorosa, carregada de frutos para o bem da Igreja e de toda a humanidade'".

Nesse sentido, o Papa também dirigiu uma exortação especial aos sacerdotes.

"Recordem que o sacerdote continua a obra da Redenção na terra; saibam deter-se de bom grado diante do sacrário; aderindo totalmente à própria vocação e missão, mediante uma ascese severa; sejam disponíveis à escuta e ao perdão; formem cristãmente o povo a vocês confiado; cultivem com zelo a fraternidade sacerdotal".

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Retiro Projeto de Vida

Nos dias 20 e 21 de abril, em Campos do Jordão, os pré-noviços realizaram o Retiro Projeto de Vida. Neste retiro os pré-noviços tiveram a oportunidade e motivações para a elaboração e/ou retomada do Projeto de Vida com ousadia e determinação na escolhas da vida.






segunda-feira, 19 de abril de 2010

Festa da Páscoa no Oratório São Pio X

No último Domingo dia 18 de Abril, aconteceu no Oratório São Pio X localizado no bairro Olaria em Lorena a Festa da Páscoa, uma tarde diferente para os nossos oratorianos, onde além de nossas atividades costumeiras, aconteceu também um campeonato de dança onde os B. Boys de vários oratórios estiveram presentes, entre eles do oratório de Cruzeiro, houveram também oficinas de maquiagem, miçangas para as meninas e gincanas para os demais participantes. O Oratório São Pio X funciona todos os finais de semana na Escola Climério Gomes e contamos também com o apoio da Paróquia São Pedro na realização de nossas atividades.

Gabriel Pozzi e Rodrigo Rossato
Pré-Noviços Salesianos





quinta-feira, 15 de abril de 2010

O que é Laboratório Litúrgico?

Para responder essa pergunta primeiramente gostaria de lembrar que há uma distância considerável entre celebrar bem e aprender a celebrar bem.
A vivência do Laboratório Litúrgico nasceu da metodologia que parte do rito para a teologia teórica e não o contrário. Ou seja, aprender a celebrar bem, celebrando.
Por quê? Porque quando a pessoa não tem oportunidade de celebrar, viver realmente uma celebração ou um determinado rito, não adiantam explicações teóricas sobre a teologia do rito.
O Laboratório Litúrgico é uma forma de ajudar as pessoas a viverem intensamente uma celebração, ou mesmo pequenos recortes da mesma. Esse método tem sido muito usado na preparação de celebrações e no ensino de liturgia, inclusive nos institutos teológicos universitários.
Para uma melhor compreensão do tema, sugiro o livro: “Laboratório Litúrgico – Pela inteireza do ser na vivência ritual”, do Padre Luiz Eduardo Baronto, editado pela Paulinas Editora. Também recomendo as publicações do site: www.redecelebra.com.br da Rede Celebra, um serviço de animação litúrgica para as comunidades do Brasil.

Eraclides Reis Pimenta
Pré Noviço Salesiano



quarta-feira, 14 de abril de 2010

Missa de Ação de Graças

Aconteceu no dia 11/04, na quadra do Colégio São Joaquim, a missa em Ação de Graças em celebração dos 85 anos de vida religiosa do Pe. António Lages Magalhães e dos 60 anos de vida religiosa do Pe. Mario Bonatti. "Fiz tudo quanto soube e pude pelos jovens, que são o amor de toda minha vida" Dom Bosco.




terça-feira, 13 de abril de 2010

Oratório Novo Horizonte

No dia 11/04, com muita alegria, o Oratório Nossa Senhora Aparecida, localizado no Jardim Novo Horizonte em Lorena, realizou o 1° campeonato de Pebolim para estrear a nova mesa. A mesa de pebolim foi um presente do Oratório Santa Edwiges e UNISAL.



domingo, 11 de abril de 2010

Jardim de Nossa Senhora

Pe. Mario Bonatti e os pré-noviços preparam o Jardim de Nossa Senhora Auxiliadora, esperando a chegada do mês de maio dedicado especialmente a Virgem Maria.



terça-feira, 6 de abril de 2010

Bem-aventurado Pe. Miguel Rua

A Família Salesiana celebra nesta terça-feira, 6, o centenário de morte do 1º sucessor de Dom Bosco, o Bem-aventurado padre Miguel Rua, ocorrida exatamente há um século, em Valdocco, Turim.

Os Salesianos estão dedicando à memória deste grande sacerdote, educador e religioso, todo um ano de comemorações. Iniciado no dia 31 de janeiro, o Ano Centenário de Morte do 1º Sucessor de Dom Bosco terminará com o Congresso Internacional “Padre Rua na História”, a ser celebrado de 29 a 31 de outubro, no Salesianum, de Roma.

Dos primeiros jovens a serem acolhidos por Dom Bosco, Miguel Rua cresceu no Oratório de Valdocco e, depois de ter sido um dos primeiríssimos a fazer a profissão religiosa na Congregação salesiana, tornou-se o braço direito do Fundador, com o qual partilhou tanto a vida quanto os ideais. “Miguel – lhe dissera certa vez Dom Bosco – nós dois faremos tudo a meias!”.

“Quando assumiu a direção da Congregação, ela já possuía 700 religiosos. Mas quando morreu, havia 4000. Herdou de Dom Bosco 64 obras espalhadas por seis países; deixou 341 ao seu sucessor, espalhadas em 30 nações do Velho e do Novo Continente. À morte do Fundador, em 1888, as missões salesianas se limitavam à Patagônia e à Terra do Fogo; em 1910 delas já faziam parte as do Mato Grosso, no Brasil, e as do Equador, seguidas logo pelas da China, Índia, Egito e o Moçambique” – sublinhava o P. Auffray, salesiano da primeira geração, ao traçar um perfil do P. Rua.

As suas qualidades principais podem ser assim enunciadas: grande abertura pastoral e social, operosidade incansável ditada pelo lema “trabalho e temperança”. A essas se acrescentem: grande sensibilidade, cordial mansidão, predileção pelos jovens mais pobres, espírito oratoriano – desse espírito costumava dizer: “cada casa deve ser um oratório” –, ardente zelo missionário e profunda dedicação aos Leigos.

O P. Rua herdou de Dom Bosco um vivo interesse pelos jovens trabalhadores e pela classe operária, além de uma grande simpatia pelas formas de organização orientadas a proteger e tutelar os direitos de cada pessoa. Com bons relacionamentos – já desde 1875 – com o reformador social francês Leão Harmel, apoiou e deu assistência aos numerosos grupos operários franceses que, mais de uma vez manifestaram na Itália, e também perante o Papa Autor da “Rerum Novarum” Leão XIII, a sua deles condição de operários cristãos. Exatamente por interesse do Bem-aventurado P. Miguel Rua se deve a fundação, em Turim, do primeiro sindicato católico das operárias da indústria da moda; e não foram raras as suas iniciativas para restabelecer, nos casos de greves e no respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, relações mais justas entre patrões e operários.

A fama de santidade que acompanhou o P. Rua durante toda a sua vida cresceu depois da sua morte: o Papa Paulo VI o beatificou no dia 29 de outubro de 1972.

No site sdb.org acham-se à disposição variados recursos e materiais concernentes à vida e à obra do P. Rua. Em breve será publicado o DVD “P. Rua – O Sucessor”, produzido por ‘Missões Dom Bosco’, em colaboração com o Instituto Histórico Salesiano (ISS)