sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Estreia 2011


« Eis o Cordeiro de Deus! … Que procurais? … Rabi, onde moras? …Vinde e vede » (Jo 1,36-39)


Um dado histórico, confirmado pelos quatro evangelistas, é que, desde o início da sua atividade evangelizadora (cf. Mc 1,14-15), Jesus chamou alguns para segui-lo (cf. Mc 1,16-20). Os seus primeiros discípulos tornaram-se assim "companheiros durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado do meio de nós" (At 1,21-22).
Evangelização e vocação são, pois, dois elementos inseparáveis. Antes, o critério da autenticidade de uma boa evangelização é a sua capacidade de suscitar vocações, amadurecer projetos de vida evangélica, envolver inteiramente a pessoa dos que são evangelizados, até fazer deles discípulos e apóstolos.Após a Estreia de 2010, "Senhor, queremos ver Jesus", sobre a urgência de evangelizar, faço um acalorado apelo à Família Salesiana para sentir a urgência, a necessidade de convocar.

Caros irmãos e irmãs, membros todos da Família Salesiana, convido-vos, por isso, a serem verdadeiros guias espirituais para os jovens, como João Batista que indica Jesus aos seus discípulos dizendo-lhes: "Eis o Cordeiro de Deus!" (Jo 1,36), de modo que eles possam segui-lo, até que Jesus, ao perceber que o seguem, dirige-se diretamente a eles com a pergunta: "Que procurais?", e eles, tomados pelo desejo de conhecer em profundidade quem é esse Jesus, perguntam-lhe: "Rabi, onde moras?" (Jo 1,38), e Ele os convida a fazerem uma experiência de convivência com ele: "Vinde e vede". E eles terão experimentado algo de imensamente belo a partir do momento em que "foram, viram onde morava e permaneceram com ele" (Jo 1,39).
Eis o caminho pedagógico a percorrer
1. Retornar a Dom Bosco
Fazer nossa a sua experiência em Valdocco, que cria um ambiente de familiaridade, de forte valor espiritual, de empenho apostólico e acompanhamento espiritual, sustentado por um intenso amor à Igreja e ao mundo. Manifestar a beleza, a atualidade e a variedade da nossa vocação salesiana: a vida inteiramente entregue a Deus a serviço dos jovens vale a pena de ser vivida. Viver a própria vida e ajudar a entender a vida dos outros como vocação e missão. Tudo como um grande dom vivido na centralidade de Deus, na fraternidade entre os consagrados e na dedicação aos mais pobres e necessitados.
2. Para ser Dom Bosco para os jovens de hojeViver conscientes e tornar clara a centralidade dos consagrados na realização da missão salesiana. Esta foi a convicção e a experiência de Dom Bosco. Criar, como em Valdocco, uma cultura vocacional, caracterizada pela busca do sentido da vida, no horizonte da transcendência, sustentada e encorajada por valores profundos, com caráter projetual, para uma cultura da fraternidade e da solidariedade. Garantir o acompanhamento mediante a qualidade da vida pessoal, a educação ao amor e à castidade, a responsabilidade para com a história, a iniciação à oração, o empenho apostólico. Fazer do Movimento Juvenil Salesiano lugar privilegiado para um caminho de discernimento vocacional; nele, os jovens experimentam e manifestam como que uma corrente de comunhão ao redor da pessoa de Dom Bosco e dos valores da sua pedagogia e da Espiritualidade Juvenil Salesiana, desenvolvem o voluntariado e amadurecem projetos de vida.

Roma, 31 de dezembro de 2010.

P. Pascual Chávez Villanueva - Reitor-Mor

Nenhum comentário:

Postar um comentário