terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Pós-Noviciado - Nossos vizinhos

Se há alguém que pensa que a profissão dos primeiros votos de pobreza, castidade e obediência, na Congregação Salesiana, são suficientes para um bom preparo para ser e viver como Salesiano no mundo, sem mais precisar de processos formativos, sinto informar que tal religioso está tremendamente enganado. O noviciado é muito importante, um período de muito aprendizado e crescimento, mas ele não esgota tudo, ainda há um longo processo a ser percorrido, que se prolonga ao longo da vida de consagrado. E para os neo-professos, a nova etapa chama-se “pós-noviciado”!
O artigo 114 das Constituições Salesianas, referente à fase do pós-noviciado diz: “O aprofundamento da vida de fé e do espírito de Dom Bosco, e uma adequada preparação filosófica, pedagógica e catequética em diálogo com a cultura, orientam o jovem irmão a integrar progressivamente fé, cultura e vida.” Isso exige dos candidatos um maior espírito crítico, de responsabilidade, autodisciplina e organização. E justamente por se esperar isso desses formandos é que no pós-noviciado não tem mais o “assistente”, o tirocinante responsável.
A dimensão intelectual ganha destaque nessa etapa formativa. É exigido um grande leque de habilidades a serem desenvolvidas pelos Salesianos que “acabaram de sair do forno”, como a identidade pessoal conforme o seguimento de Cristo, a fé, a vocação salesiana, a competência intelectual – cultural – profissional, a progressiva participação da missão salesiana.
Aqui na Inspetoria de São Paulo, o pós-noviciado situa-se na cidade de Lorena, vizinha à comunidade do pré-noviciado, que torna o ambiente salesiano mais rico. Cursamos a Filosofia no UNISAL e ainda temos: formação semanal com o diretor (Pe. Roque), aulas de Italiano com o Pe. Trajano, formação pastoral com o Pe. Antonio Ramos, acompanhamento psicológico com a Rosana Miranda e trabalho pastoral aos finais de semana nos oratórios.
Nossa comunidade é formada por oito pós-noviços (cinco do primeiro ano e três do segundo); o diretor Pe. Roque; o Pe. Trajano e o tirocinante Paulo César, responsáveis pelo PROVIM; e pelo Ir. Ófenis, que está em tratamento de saúde. Vivemos para que Dom Bosco se faça presente no mundo hoje e o amor de Deus se espalhe na terra, principalmente por intermédio do contato com os jovens.

Samir Augusto Biaggi
pós-noviço salesiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário