sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO !


A equipe do BLOG do Pré-Noviciado 2011 deseja um ano novo repleto de alegrias e bençãos.

Que Jesus Cristo ilumine nossas ações nos tornando mais irmãos afim de que possamos ser

mais verdadeiros, justos e fraternos construindo assim um mundo de Paz !



Chegamos ao fim deste ano com 31.066 acessos, que este número reflita o nosso desejo de fazer

chegar aos internautas a mensagem de vida e esperança semeada por Cristo Jesus !






Que Deus os abençoe !

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Sejam Bem Vindos...




A turma do Pré-Noviciado 2011 despede-se deste ano com a certeza do dever cumprido, vivemos dias de alegrias, aprendizados, alguns puxões de orelha mas certos de que fomos bem formados nesta etapa.

Porém o trabalho não pode parar...por isso deixamos as portas abertas aos Pré-Noviços 2012 afim de que vivendo a experiência desta nova fase possam reafirmar seus propósitos e abraçar com maior propriedade a vida Salesiana gastando a vida em favor dos jovens mais pobres.

Que Jesus Nosso Senhor nos guie, que Maria Auxiliadora nos ampare e que nosso Pai e Mestre Dom Bosco nos acolha de braços abertos em sua casa.


sábado, 24 de dezembro de 2011

Um santo e feliz natal...



E o Natal do Senhor chegou e sempre está repleto de significado para as nossas vidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos Corações.


Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a Paz e a Harmonia. O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma Festa Maior, a Festa do Nascimento de Cristo dentro de seu Coração!

Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra “Amor”, que traga raios de Luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu Coração a cada dia, fazendo que você Viva Sempre com Muita Felicidade.

Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais Santa e Feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente Santos e Felizes! Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último. Que queremos renovações e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante. Todo Ano Novo é hora de renascer, de reflorescer, de viver de novo.


Que a Luz do Menino Jesus os ilumine, e que esta mesma Luz, nos guie no ano de 2012.

Um Santo e Feliz Natal é o que desejamos com todo carinho!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mensagem aos pré-noviços 2011






Mensagem aos pré-noviços 2011

No dia 17 de dezembro com a ordenação do padre Ivan em Buri terminou oficialmente o pré-noviciado 2011. Nesta mesma data encerrava-se também canonicamente o pré-noviciado em Lorena após 24 anos. Passando pelos ambientes da casa há um vazio que não mais será preenchido pela vida e exuberância dos formandos. Não é o vazio de férias... É o vazio para sempre... o ritual de trancar portas, fechar janelas, pôr as coisas “em ordem”... uma “ordem” para ninguém é uma “liturgia” cheia de recordações...


A casa na sua solidão guarda em cada pedaço recordações, a maioria delas felizes, alegres e repletas de vida. Cada espaço possui suas histórias e estórias. A capela com sua sobriedade... O refeitório com o alarido e as gostosas conversas de cada dia, lugar de alegria e festa... o estudo, onde se deveria guardar silêncio... a sala de TV com seu aconchego... a sala de visitas com seus quadros atribuídos a uma tal “condessa”, ainda que de fatos adquiridos em Aparecida... o sombreado pórtico com suas árvores que garantiam muito trabalho ao perder suas folhas na estação invernal... as velhas bicicletas com mais de 20 anos que, pressentindo o fim do pré-noviciado começaram a se quebrar em cadeia e, uma mais radical, se partindo ao meio...


Nestes ambientes viveram jovens buscando discernir os sinais de Deus... as paredes dessa casa testemunharam risadas saborosas e festas: muitas festas... orações... celebrações litúrgicas... o odor do incenso... a meia luz da capela nos dias de adoração... as confidências de almas que se abriam... a opção por Deus numa vida consagrada ou a escolha, quase sempre dolorida, de buscar um outro caminho... muitas e longas conversas foram entabuladas com a comunidade formadora, com o confessor, com a psicóloga Rosana... com os colegas nas conversas em dupla... nas correções fraternas... nas revisões de vida comunitária...nos micos... nos muitos micos...


Essa busca do Absoluto foi vivida nas dificuldades e desafios da vida, nos desencontros consigo mesmo e com os irmãos. Em alguns momentos existiram furtivas lágrimas de tristeza e angustia, mas também as de felicidade, de vitórias e de gratidão... as emoções que marcaram as despedidas e os longos abraços com os olhos marejados de lágrimas queriam dizer que valeu a pena...


Para um visitante nada será especial. Serão paredes... salas... mobílias... Mas para os que aqui viveram há algo indescritível e mágico e que ficará na memória para sempre... Essas coisas ficarão nas doces recordações de momentos felizes da vida que, com o passar do tempo terão o nome de saudade...


Terminaríamos mal essas linhas se o seu final fossem os pontos de reticência do período anterior. Seria melancólico... Essa é uma casa de Dom Bosco e em algum momento deverá ser invadida por outros alegres e barulhentos jovens. Os pré-noviços que partiram formarão uma nova comunidade em Curitiba e o pré-noviciado salesiano continuará a palpitar vibrante e exuberante em São Carlos com novos jovens. Nós salesianos que ficamos, curtamos por alguns dias a saudade, mas partamos em busca de outros jovens para fazer com eles essa maravilhosa experiência de vida que nasce e termina em Deus.


Esse Blog termina com perto de 30.000 acessos, incluído centenas de acessos em Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Guatemala, Holanda, Reino Unido, Itália e Angola. A possibilidade de traduzi-lo para outros idiomas favoreceu esses acessos. Ele mostra através de fotos o quanto e o como se viveu nesta casa.


No dia 31 de dezembro nossa equipe de pré-noviciado entrega oficialmente as “chaves” deste Blog ao padre Paulo Manoel formador do pré-noviciado 2012, ao assistente Samir e aos pré-noviços 2012 que viverão essa experiência formativa na cidade de São Carlos. Ao padre Paulo e ao formador do aspirantado padre Glauco minha fraterna saudação. Vocês são salesianos de coração e se doarão sem medida aos jovens que lhes serão confiados. Esse é um projeto de Deus que aprendemos de Dom Bosco.


A todos que pude servir na formação, muito obrigado por me terem tornado melhor. Muito recebi de vocês. Nem sempre acertei... posso porém afirmar com tranqüilidade que aprendi de dom Bosco que eu deveria ser pai e fiz disto o sentido de minha vocação e de minha vida. Procurei fazê-los homens dignos, honrados, cristãos e salesianos preparando-os para a Igreja e para a congregação. Procurei também formá-los para serem bons pais de família tendo a Deus como sentido da própria vida, não importando que caminhos seguissem. Com muitos dos egressos da formação, salesianos ou ex-alunos, estabelecemos sólidos laços de amizade.


Procurei fazer com paixão “minha pequena parte” sabendo que vocês são formados por uma equipe formadora da inspetoria de São Paulo e da congregação em nível mundial. Fui apenas um instrumentista nessa grande orquestra procurando não desafinar para que a obra de Deus, regida por dom Bosco fosse a mais bela possível. Nós formadores somos apenas uma pequena ponte que liga as margens. Nossa importância é grande enquanto cumprimos nossa missão. Mas a estrada que vocês seguem é maior porque envolve toda da vida. O formador jamais deve reter ninguém a si... só Deus é a riqueza de vocês. O fazer-se amar de Dom Bosco é apenas uma revolucionária estratégia humana para lançá-los em direção à única e verdadeira fonte de afeto: Deus. Depois que fizermos tudo que deveríamos fazer, devemos dizer: somos servos inúteis...


Vocês aprenderão ao longo da vida religiosa o sentido de seremos peregrinos. Não temos morada fixa. Toda partida é dolorida... lembram-se das despedidas do oratório?!... Quantas lágrimas de vocês e dos oratorianos? Vocês, porém farão novos amigos e novas experiências se configurando como salesianos. Lembrem-se no que insisti nos nossos últimos encontros de formação: o noviciado é apenas um ano e, se for bem feito, permitirá a configuração de um bom salesiano por toda a vida.
Agradeço a tantos dedicados salesianos formadores que estiveram ao meu lado nesses últimos anos: padres André Simões, Lages, Mário Bonatti, Paulo Manoel, Cássio, Douglas e Eduardo Capucho. Sou grato aos amigos assistentes que partilharam sonhos, projetos e angustias: Rodrigo, Cláudio, Tiago Eliomar, William e Zezo. Vocês foram magníficos irmãos dos quais guardarei respeito, consideração e amizade. Obrigado aos amigos aspirantes, voluntários, propedêutas, pré-noviços 2010 e 2011. Fomos irmãos e sonhamos juntos os projetos de vida de vocês vendo-os crescerem em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens.


Uma especial saudação aos que optaram pela vida leiga, mas que conservam um coração salesiano. Ainda que partamos para caminhos diversos somos filhos da Igreja e da congregação salesiana.


Vocês, pré-noviços 2011, sempre foram muito eufóricos em cantar o sub tuum praesidium... eufóricos demais... demais mesmo... que essa “animação musical” seja também de vossas almas: Debaixo de vossa proteção nos refugiamos Santa Mãe de Deus... Coloquem nas mãos da Auxiliadora de nosso Pai e Mestre dom Bosco os caminhos que trilharão... e que um dia, já no ocaso da vida possam dizer: foi ela que tudo fez...

Termino com a frase do padre Ricardo Pinto num dos retiros pregado aos pós-noviços:
o religioso não troca de casa: troca Deus por Deus.


Um fraterno abraço
P. Dilson

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MUITO OBRIGADO




A turma do Pré-Noviciado de 2011 despede-se de Lorena mas deixa seu agradecimento por todos os ricos momentos com Deus, por todos os jovens que convivemos e por toda amizade criada neste tempo. Desejamos também um santo e feliz Natal do Senhor!

Forte abraço!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

FESTA NO ORATÓRIO DE PIQUETE



No dia 11 de Dezembro, o oratório de Piquete esteve em festa. Foram contratados alguns

brinquedos como pula pula, cama elástica e máquina de Fliperama

e como não poderia faltar no fim houve a entrega de brinquedos para todas as crianças

presentes.


Confira no link parte desta grande festa !







h

Muito obrigado...




Ao longo deste ano fomos acompanhados por pessoas maravilhosas que nos orientaram, nos ensinaram bastante deixando impressos em nós o mais profundo sentimento de gratidão e amizade...por isso agradecemos aqui ao Professor de Educação Física Ricardo Bustamante e a Psicóloga Rosana Miranda..

Festa Havaiana...

No dia 10 e Dezembro foi realizada uma festa para comemorar o término dos trabalhos pastorais, e para isso nada mais justo que convidar os jovens mais atuantes de cada oratório, os verdadeiros protagonistas de todo o trabalho que realizamos !








quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Festa da Imaculada Conceição !





Comemoramos no dia de hoje (08/12) a Festa da Imaculada Conceição. Maria na história da

humanidade "intercede a Deus para que obtenhamos nossa eterna salvação. Cuida com amor

materno dos irmãos e irmãs de seu Filho, que ainda caminham entre os perigos e as dificuldades

desta terra [...] Nossa Senhora, que é justamente chamada mãe e virgem, precede a todos e dá

um exemplo único de maternidade. E pela fé e obediência gerou na terra o próprio Filho do Pai,

ela está no coração da história da salvação, e reflete para todo o mundo as grandes afirmações

da fé: pregação, culto e encaminha os fiéis para o amor do Pai"
(Pe. Cassio)





Não poderíamos esquecer que esta importante data para a igreja marca o inicio do oratório

salesiano no ano de 1841 na cidade de Turim. Através do jovem chamado Bartolomeu Garelli

Dom Bosco inicia um vasto movimento de acolhimento e promoção de jovens que o consagraria

Pai e Mestre da Juventude. Pedimos a Deus e a Dom Bosco que nos ajude a reconhecer os

muitos jovens que espreitam as nossas sacristias, pátios e campos afim de promovê-los e

colocá-los no caminho que os levem a Deus !

Festa e Churrasco marcam o fim das aulas de Filosofia...




Tivemos no dia de ontem (07/12) a confraternização dos alunos do primeiro ano de Filosofia, juntamente com alguns professores que marcaram este nosso ano, foi um dia bem animado que coroou o ano de 2011.


Seguimos após as férias para o noviciado salesiano, outros partem para um merecido descanso buscando renovar as energias para o ano de 2012...mas fica a certeza de termos vivido uma ótima experiência de grupo no mundo acadêmico.

Tenham todos um feliz natal e até 2013 !


Boa carne...


Bons amigos...

Água e muita alegria para diminuir o calor...


Uma rede pra dormir....



Um joguinho pra descontrair...


Uma turma para sempre recordar...